Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros de aveia para pele

Por Redação Doutíssima 12/11/2014

A aveia é um alimento incrível, cheio de vitaminas muito importantes, minerais e proteínas. Por isso, podemos dizer que ela é ótima para o corpo, tanto por dentro quanto por fora. Os benefícios da aveia para pele, por exemplo, são vários – por isso ela é encontrada como um ingrediente importante em muitos produtos de cuidados da pele.

aveia-para-pele

Há várias receitas caseiras de máscaras para a pele feitas com aveia. Foto: iStock, Getty Images

Benefícios da aveia para pele

Os remédios caseiros de aveia para pele podem ajudar a aliviar a coceira de picadas de insetos, tratar erupções e queimaduras solares. O ingrediente é, além disso, altamente absorvente, hipoalergênico e pode ser usado para limpar, esfoliar, amaciar e suavizar a pele, podendo se adaptar a todos os tipos de tez.

Gostou? Então veja, abaixo, quais são os melhores métodos usando aveia para pele.

Remédios caseiros com aveia para pele

Máscara de aveia para pele seca

A aveia contém vitamina E, que ajuda a acalmar a pele. Já o mel é um hidratante natural, o que torna a combinação perfeita para quem tem a pele seca e sensível. Use 2 colheres de sopa de farinha de aveia, uma colher de sopa de mel orgânico e 2 colheres de sopa de leite. Coloque a aveia em uma tigela, adicione os demais ingredientes e misture bem.

Use a máscara de aveia para pele no rosto, deixando de fora os olhos e lábios. Deixe secar naturalmente, por de 15 minutos, e lave em seguida com água fria. Repita diariamente ou conforme a necessidade. O uso regular deste método combate o ressecamento da pele, mantendo-a macia e hidratada.

Máscara de aveia para pele oleosa

Assim como pode beneficiar a pele seca, também é uma ótima ideia aproveitar as propriedades da aveia para pele oleosa. Para isso, você pode usar apenas um tomate e duas colheres de sopa de aveia média. Faça um purê de tomate no liquidificador, obtendo uma pasta lisa. Coloque a aveia em uma tigela pequena e adicione o purê de tomate.

Misture bem o conteúdo e aplique a máscara de aveia em seu rosto, deixando de fora os olhos e os lábios. Deixe agir por 10 minutos e lave o rosto. O tomate ajuda na redução dos poros e também absorve a oleosidade. A fibra da aveia também absorve o excesso de óleo da sua pele, mantendo-a livre da oleosidade, ainda que não fique com uma textura seca.

Máscara de aveia para pele com acne

Se você está tendo problemas com espinhas, é possível encontrar uma maneira de se livrar delas e sem deixar cicatrizes. Para isso, utilizar a aveia pode ser uma ótima opção de remédio caseiro. Basta utilizar 2 colheres de sopa de aveia e água.

Primeiro, cozinhe a aveia em água por cerca de dez minutos, em fogo médio, até que a aveia fique macia. Aplique a aveia cozida na pele enquanto ela ainda está morna nas áreas afetadas pela acne. Deixe a máscara por cerca de 10 a 15 minutos e lave com água morna. Para melhores resultados você deve repetir todos os dias – a utilização regular uniformiza o tom da pele e reduz o aparecimento da acne.