Motivação

6 dicas para saber qual o emprego certo para você

Por Redação Doutíssima 01/12/2014

Todo mundo deseja se realizar e ser feliz no trabalho. No entanto, nem sempre este objetivo é atingido e o tão desejado emprego certo parece um sonho distante. Esta meta acaba sendo alcançado pela metade dos brasileiros. É o que afirma uma pesquisa realizada por uma consultoria em gestão de carreira e talentos.

 

Profissionais infelizes no emprego

 

De acordo com o estudo, 48% dos profissionais afirmam estar infeliz no emprego, sendo os jovens, na faixa dos 20 aos 30 anos, os que mais sofrem em suas funções. O descontentamento no trabalho pode estar relacionado a escolhas erradas.

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Traçar metas e definir estratégias podem ajudar nesta busca. Foto: iStock, Getty Images

Há um emprego certo para cada pessoa mas, encontrá-lo nem sempre é uma tarefa simples, pois esta busca geralmente inclui ponderações sobre cultura, missão e valores da empresa, passando também pela necessidade de você gostar do que faz e se sentir-se bem no ambiente em que executa suas atividades profissionais.

 

Como encontrar o emprego dos seus sonhos

 

Para ajudá-lo nesta busca, listamos 6 dicas para saber qual o emprego certo para você.

 

1. Priorize o autoconhecimento

 

É importante ter em mente que a realização profissional não deve vir nunca antes da pessoal. Por isto, procure se analisar e descobrir o que verdadeiramente o motiva, quais suas habilidades e pontos a serem desenvolvidos.

 

Ter este autoconhecimento é fundamental para se obter o sucesso profissional, pois, somente assim você saberá escolher uma carreira que combine com seu gosto pessoal e que tenha a ver com suas aptidões.

 

2. Descubra se a sua filosofia e a da empresa estão em sintonia

 

Como grande parte dos profissionais se equivoca com o status de determinadas empresas, procure se inteirar sobre os princípios e valores pessoais seguidos pela companhia para ver se eles são compatíveis aos seus ideais. Analise se você prefere trabalhar em uma empresa competitiva ou de cultura amigável.

 

3. Elabore um plano de carreira

 

Para que sua carreira profissional dê certo e decole, é preciso planejá-la minuciosamente, considerando fatores externos, como a economia e as transformações do mercado de trabalho. Avalie o que determinada experiência agrega ao seu currículo, pois nem sempre a atividade exercida lhe oferece uma oportunidade melhor no futuro.

 

4. Procure administrar a parte “chata” do trabalho

 

Por mais que se goste do que se faz, e que a empresa lhe proporcione crescimento pessoal e profissional, não existe emprego perfeito. Sempre haverá aqueles detalhes incômodos no trabalho, seja em virtude de narizes tortos, chefes fracos, ou por tarefas burocráticas.

 

No entanto, o ideal é que na maior parte do tempo o profissional se realize no trabalho. Por isto, saiba relevar e administrar estas tarefas ou situações inerentes a qualquer organização.

 

5. Construa uma rede de relacionamento profissional

 

A grande parte das vagas não são divulgadas no mercado. São postos de trabalho preenchidos por meio do networking. Por isto, o relacionamento construído ao longo de sua carreira é de extrema importância, pois ele pode lhe ajudar a conquistar o emprego ideal.

 

A rede de contatos nas mídias sociais também ajuda, principalmente hoje em dia em que os processos seletivos e a busca por candidatos são muito mais rápidos.

 

6. Confie na sorte

 

Nenhum recrutador entrará em contato sem o mínimo esforço e vontade de sua parte. No entanto, há casos de pessoas que encontram a colocação certa por acaso. Estima-se que para obter o trabalho dos sonhos é preciso ter 90% esforço e persistência e 10% sorte.

 

Entretanto, algumas circunstâncias ajudam neste sentido como, por exemplo, localidade, formação e nível social. Apesar disto, o que mais conta é a identificação com o trabalho.

 

 

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