Motivação

Confira 6 dicas para enfrentar problemas no trabalho

Por Redação Doutíssima 25/11/2014

O trabalho é sempre cheio de tarefas, prazos, pessoas e, também, problemas. Muitas vezes, alguns profissionais acabam se sentindo cansados, desvalorizados e sem motivação para continuar trabalhando.

Quando a situação está no limite e poucos recursos parecem capazes de resolvê-la, é hora de parar um pouco para pensar sobre como enfrentar problemas no trabalho.

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Vencer os desafios profissionais envolve superar os problemas. Foto: iStock, Getty Images

Como enfrentar problemas no trabalho

– Ajuda psicológica é importante

Muitas empresas costumam oferecer um serviço de assistência psicológica. Outras têm um profissional conveniado para conversar com os funcionários ou um departamento específico de diálogo de pessoal.

Procure se seu local de trabalho oferece esse tipo de acompanhamento psicológico. Caso contrário, o primeiro passo é buscar um profissional que possa ajudá-lo a entender o motivo de sua insatisfação e buscar resolvê-la.

– Sempre busque o diálogo

Faça o seu trabalho e aja sempre respeitando os colegas. Tente sempre se dedicar ao que lhe compete, não sobrecarregando a você nem aos outros. Quando tiver algum problema que parece não conseguir resolver, tente o diálogo respeitoso com os demais, pedindo ajuda de modo sutil.

O respeito faz você enfrentar problemas em conjunto. Porém, lembre-se que todos têm problemas e você não pode tentar ter uma atenção excessiva, já que o ambiente de trabalho é designado para funções específicas.

– Gratidão é educação

Seja discreto com seus problemas e agradeça a ajuda que receber. Não fale sobre os problemas que lhe afetam em qualquer lugar. Busque conversar em locais mais reservados, escolhendo horários de café, almoço ou até mesmo após o expediente.

Tente focar no trabalho e programe as conversas sobre seus problemas para não interferir no seu rendimento. Seja sempre grato com aqueles que se proporem a lhe ajudar, seja como for. Assim como você se sente bem sendo ajudado, quem ajudou também se sentirá feliz por saber que contribui com sua melhora.

– Evite a superexposição

Não se exponha demais e conte apenas o que for necessário. Primeiramente fale com seu chefe, se possível. Ele é a pessoa com maior influência e que pode lhe ajudar por diferentes meios. Explique os problemas sem muitos detalhes e veja se consegue encontrar uma solução com ele.

Suas questões pessoais ou no trabalho podem interferir na rotina produtiva. Além disso, fale apenas o básico, para enfrentar problemas sem deixar suas vulnerabilidades expostas a interpretações erradas. Fale sobre assuntos pessoais somente com quem você mantém um vínculo de amizade e confiança.

– Foco no trabalho ajuda a resolver

Tente manter o foco no trabalho independentemente dos problemas. Estar equilibrado, agindo com cautela e positividade, ajuda a controlar as emoções e a sensibilidade. Não deixe sua irritação afetar outras pessoas e sempre atenda os colegas e clientes com a melhor postura possível.

Busque falar com calma e mantenha a paciência em qualquer situação. Para enfrentar problemas no trabalho, estar tranquilo é fundamental para não se exaltar e complicar ainda mais as coisas.

– Aproveite os períodos de folga

A folga pode ser amiga da reflexão. Se o trabalho está funcionando como uma válvula de escape da sua vida, uma forma de não enfrentar problemas pessoais, a crise pode chegar a um ponto que afetará também o ambiente de trabalho.

Não deixe que as coisas se compliquem. Para evitar que os problemas se alastrem, dê um tempo para si mesmo. Tente negociar um período de folga, reflita e tente resolver suas questões pendentes. Proponha-se a voltar ao trabalho com mais energia e disposição para produzir ainda melhor.

 

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