Remédios Caseiros

Buriti: conheça seus benefícios à saúde

Por Redação Doutíssima 30/01/2015

Também conhecida como miriti, muriti, boriti, moriti, palmeira-dos-brejos, o buriti é fruto do buritizeiro, uma das maiores palmeiras típica das regiões alagadas e úmidas do Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil. O buritizeiro pode chegar a 30 metros de altura, e uma única planta pode produzir até 5 mil frutos anuais.

buriti é uma pequena fruta vermelha escura que, embora não esteja entre frutos mais populares para consumo, é rico em nutrientes muito importantes para o bom funcionamento do corpo.

buriti

Apesar de não estar entre as frutas mais populares, é rica em nutrientes essenciais. Foto: iStock, Getty Images

Buriti é consumido por indígenas

 

É consumido por povos indígenas por suas propriedades nutricionais. Nele são encontradas vitaminas (A – beta-caroteno -, B1, B2, B5 e C), cálcio, ferro, proteínas, carboidratos, fosforo e iodo.

Entre todos os vegetais, é considerada a fruta campeã em carotenoides, que são antioxidantes que protegem a pele, fortalecem os pulmões e reduzem o risco de doenças cardiovasculares.

O óleo de buriti restaura a umidade da pele exposta ao sol e, devido aos ácidos graxos insaturados que contém, ajuda a hidratar as células da pele, protegendo o colágeno e elastina. É facilmente absorvido e reduz as linhas finas e rugas.

O óleo puro é usado para tratar queimaduras e feridas, pois desenvolve o tecido cicatricial e suaviza a pele. O óleo também é usado na fabricação de cosméticos.

Tratamento para o cabelo

 

O óleo deste fruto hidrata, fortalece e suaviza o cabelo. Gotas aplicadas sobre o pente reduzem o ressecamento dos fios. Também hidrata e protege o cabelo dos danos causados ​​pelo sol e poluição. Seus benefícios são excelentes quando usado em cabelos secos, quebradiços e danificados.

Benefícios do buriti para saúde

 

Em nível medicinal, por seus componentes tocoferol, beta-caroteno, ácido oleico, o fruto tem diversos usos. É indicado em casos de anemia, clorose, fraqueza orgânica, reumatismo articular, vermes. Também tem propriedades anti-inflamatórias e pode ser usado até mesmo como repelente de insetos.

O óleo de buriti é utilizado como cicatrizante ou vermífugo. Seu óleo é usado principalmente em casos de queimadura e no cuidado da pele. A fruta tem propriedades que auxiliam no combate ao câncer, a doenças vasculares, evita a degeneração macular e a catarata. Por ser rico em vitamina C, melhora o Sistema Imunológico.

Protetor solar, bolsas e vinho

 

O óleo extraído do buriti, segundo estudos da Universidade Federal do Pará, funciona muito bem como protetor solar natural. O fruto fornece ainda um palmito saboroso, além de fécula, seiva e madeira. Das folhas jovens é produzida uma fibra muito fina chamada de “seda do buriti”, que é usada pelos artesãos para a fabricação de peças de capim dourado.


Da sua fibra também são feitas peças de bolsas, tapetes, toalhas de mesa, brinquedos, bijouterias, redes, cordas. Com o talo das folhas são fabricados móveis, de grande destaque pela leveza e durabilidade. O caule e as flores são matéria-prima para a fabricação de vinho. A planta ainda tem uma grande importância ecológica, para a manutenção e recuperação de olhos d’água.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!