Responsável pelo correto funcionamento de nosso metabolismo, a tireoide é uma glândula muito importante para o nosso organismo. Ela produz os hormônios responsáveis por regular corretamente a queima de energia em nosso corpo.
Se não funcionar corretamente, a tireoide pode ser a causadora de problemas diversos em todo o corpo, desde pequenos e imperceptíveis até mais graves e até fatais. Por isso, é de extrema importância ficar atento aos mínimos sinais de desequilíbrio no metabolismo, a fim de evitar danos graves à saúde.
Hipertireoidismo acelera a função da tireoide
O hipertireoidismo se dá quando ocorre o excesso de produção dos hormônios da tireoide, ocasionando em um aumento no metabolismo. Ou seja, a glândula é hiperativa e, consequentemente, trabalha mais do que deveria.
Para tratar esse problema, existem algumas opções caseiras, como o chá de erva-cidreira, que auxilia a normalizar o funcionamento da glândula. Beber chá com essa erva diariamente é, portanto, indicado para quem sofre de hipertireoidismo. Veja outras dicas de tratamentos caseiros para tratar esse mal.
Iodo
Para combater o hipertireoidismo, é importante aumentar a ingestão de iodo. Para isso, consuma cenoura, batata-doce, brócolis, laranja, pêssego e abóbora. Fazer um suco combinando alguns desses ingredientes é uma boa dica para usar diariamente.
Utilize duas laranjas, uma folha de alga desidratada, 10 g de brócolis e um pêssego. Esprema a laranja para retirar o suco e bata com o restante dos ingredientes no liquidificador. Beba três vezes ao dia.
Chá verde
O chá verde possui efeito antioxidante e auxilia na normalização da tireoide. Consuma no máximo 50 mg diariamente. Uma dose maior implica também em doses maiores de cafeína, que acelera o metabolismo e não é interessante para quem sofre com hipertireoidismo.
Licopus
Licopus é uma planta bastante benéfica para as funções da tireoide. Macere de um a dois gramas da planta em um copo de água fervente, coe, deixe esfriar e beba.
Alimentação
Reduza significativamente o consumo de produtos lácteos, como leites, queijos e iogurtes. Evite nicotina, álcool, cafeína, refrigerantes, alimentos processados e fast-food.
Hipotireoidismo reduz a atividade da tireoide
Já no caso do hipotireoidismo, ocorre a redução da atividade da tireoide, causando cansaço, sonolência, dificuldade de perda de peso, cabelos e unhas quebradiços, raciocínio lento, entre outros. Para tratá-lo, confira algumas dicas caseiras.
Frutas
Aumente o consumo diário de frutas frescas e vegetais de folhas verdes, como laranja, maçã, goiaba, espinafre, brócolis, entre outros. Dê preferência para alimentos ricos em vitamina A, como abóbora, cenoura e banana.
Óleo de coco
Além dos inúmeros benefícios à saúde, o óleo de coco comprovadamente acelera o metabolismo. Beba uma colher de chá desse óleo diariamente.
Massagem
Massagear a tireoide todos os dias é outra prática importante para tratar o hipotireoidismo. Inicie na base da garganta e vá massageando ao longo da traqueia, de três a cinco minutos, estimulando a tireoide.
Chás
Encontradas em lojas de produtos naturais, erva guggul e a alga marinha são ingredientes para chás que auxiliam no hipotireoidismo.
Alimentação
Por fim, inclua em seu cardápio peixes, nozes e sementes de linhaça, aumentando assim o consumo de ômega-3.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!