Remédios Caseiros

Veja como preparar um desodorante caseiro

Por Redação Doutíssima 16/04/2015

Considerado mais saudável por ser fabricado com ingredientes naturais, o desodorante caseiro pode ser tão eficiente quanto os industrializados. Porém, sua eficiência depende da composição.

 

Em geral, ele tem menor duração na pele (precisa ser aplicado duas a três vezes ao dia) e também no prazo de validade (média de seis meses) do que o desodorante industrializado.

desodorante caseiro

É possível preparar desodorante com ervas e outros produtos naturais. Foto: Shutterstock

O que é o desodorante caseiro?

Os ativos que desempenham a função antisséptica do desodorante caseiro são os óleos essenciais como cravo, alecrim, tea tree, eucalipto, glóbulos e limão siciliano. Esses também têm uma ação bactericida importante.

Para quem sofre com suor excessivo, é recomendado o uso na receita de óleo essencial de cipreste, que diminui o volume da transpiração pela ação vasoconstritora.

 

Depois de pronto, o desodorante deve ser armazenado em vidro esterilizado e acondicionado em um local fresco e arejado, longe da luz e do calor.

As pessoas que têm a pele sensível devem realizar antes um teste na cútis. Para isso, aplique no antebraço uma pequena quantidade da mistura e deixe agir por seis horas. Não use o desodorante caseiro caso o local fique vermelho, descame ou coce.

Desodorantes industrializados

A maioria das marcas industrializadas de desodorante utiliza o cloridróxido de alumínio (sais de alumínio), para obstruir os poros e evitar que eles respirem, fechando a passagem do suor. O problema é que, dessa forma, ele interrompe de maneira direta o processo natural de regulação da temperatura.

Existe quem diga que o uso frequente de desodorante industrializado pode ocasionar câncer de mama. Informação desmistificada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que afirma que foi provado que as fórmulas desses produtos não causam doenças.

Segundo a SBD, o cloridróxido de alumínio – suspeito de desencadear o câncer – pode até causar alergias em pessoas com peles sensíveis, já que tem poder irritativo.

 

Receita de desodorante caseiro

Separamos para você algumas receitas de desodorante caseiro. Que tal experimentar?

1. Desodorante com amido de milho

Ingredientes:  

1/3 xícara de amido de milho

1/3 xícara de bicarbonato de sódio

10 gotas de óleo essencial de lavanda, eucalipto ou árvore do chá

10 gotas de óleo essencial de menta ou madeira de sândalo

3 colheres (sopa) de óleo de coco

2 colheres (sopa) de óleo de vitamina E.

Modo de Preparo:

Misture os ingredientes até formar uma pasta espessa e está pronto o seu desodorante caseiro. Tenha cuidado na quantidade aplicada, porque o excesso não será cômodo.

2. Desodorante com manteiga de karité

Ingredientes:

3 xícaras de óleo de coco

2 xícaras de manteiga de karité

3 xícaras de bicarbonato de sódio

2 xícaras de maisena

Óleos essenciais.

Modo de Preparo:

Derreta a manteiga de karité com o óleo de coco em banho-maria. Retire do fogo e adicione o bicarbonato e a maisena. Misture bem e jogue os óleos essenciais.

3. Desodorante com cera de abelha

Ingredientes:

1 colher e meia (sopa) de cera de abelha

1 colher (sopa) de óleo de coco

½ colher (sopa) de manteiga de cacau

15 gotas de óleo de alecrim

15 gotas de óleo de tomilho branco

25 gotas de óleo de lavanda

3 gotas de óleo de rícino.

Modo de Preparo:

Derreta a cera de abelha em banho-maria e, em seguida, adicione a manteiga de cacau. Quando as duas estiverem derretidas, incorpore os óleos de uma vez só. Misture bem e coloque em um recipiente, deixe esfriar.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!