Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para curar hematomas

Por Redação Doutíssima 19/10/2014

Uma pessoa desastrada está acostumada a ter a sua pele coberta de hematomas. Eles surgem, normalmente, quando alguma parte do nosso corpo sofre uma pancada. A batida deixa uma típica lembrança: uma marca roxa e dolorida.

hematomas

Um hematoma é o rompimento de pequenos vasos sanguíneos. Foto: iStock, Getty Images

O que são os hematomas

Os hematomas consistem basicamente em uma área de descoloração da pele, que ocorre quando pequenos vasos sanguíneos se rompem e há um vazamento do seu conteúdo para o tecido mole abaixo da pele. É essa a razão pela qual essas marcas são frequentemente causadas por quedas, lesões esportivas, acidentes de carro, golpes recebidos de outras pessoas ou batidas contra objetos.

Entre os principais sintomas apresentados nos hematomas é possível destacar a dor, a inflamação e a descoloração da pele. O hematoma começa com uma vermelhidão, geralmente muito sensível ao toque, que pode causar dor na hora de utilizar o músculo afetado. Por exemplo, um hematoma profundo no músculo da coxa dói quando você caminha ou corre.

Com o passar do tempo, o processo normal é que o hematoma mude de cor, passando a um tom azulado. Depois, adquire a cor amarelo-esverdeado e, então, regride até chegar à coloração normal da pele.

Remédio caseiro aloe vera

Você pode curar a dor que sente em um hematoma com ótimas soluções naturais e caseiras. Os mais usados são a babosa, ou aloe vera, a pomada de arnica e a aplicação de gelo.

Manter uma compressa com babosa em cima do local onde há o hematoma é um método caseiro excelente para acelerar o processo de cura. Esse tratamento é bastante indicado pois a absorção dos nutrientes da babosa pela pele se dá de maneira muito rápida, fazendo o hematoma desaparecer em apenas alguns dias.

É muito simples fazer esse remédio caseiro. Você vai precisar apenas de uma folha de aloe vera. Para preparar a receita, é só cortar a babosa e retirar a polpa gelatinosa do seu interior. Essa polpa deve ser aplicada sobre a pele na zona arroxeada, várias vezes ao dia, fazendo movimentos suaves e circulares.

Outras técnicas para remover hematomas

Outra opção para acelerar a cura dos hematomas é passar, por alguns minutos, um pente fino diretamente sobre o local. Isso vai ajudar a espalhar o sangue, facilitando a sua absorção pelo corpo. Para ajudar no deslizar do pente, experimente utilizar vinagre na região.

Um outro bom remédio caseiro para tirar um hematoma é aplicar uma pomada de arnica. Essa pomada pode ser adquirida na farmácia e aplicada em casa. A pomada de arnica é considerada uma eficaz combatente dos hematomas,por possuir propriedades que acalmam e regeneram a pele, eliminando o machucado com maior facilidade.

Também é indicado, caso você perceba o momento exato da colisão que causará o efeito roxo na sua pele, que aplique-se gelo. Colocar algo gelado na contusão irá reduzir o inchaço, ajudando a sarar mais rapidamente. Faça isso o mais rápido que puder e você impedirá que o hematoma se espalhe.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!