Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para músculos doloridos

Por Redação Doutíssima 16/11/2014

Quando praticamos uma intensa e exaustante atividade física, é comum que saiamos com os músculos doloridos. Para que esse desconforto não acabem como seu ânimo e desestimulem a continuidade da prática dos exercícios, vale apelar para os remédios naturais que aliviam as dores. Veja abaixo nossas dicas.

Músculos-doloridos

Dores musculares podem ser aliviadas com remédios naturais. Foto: Shutterstock

Conheça remédios caseiros que aliviam os músculos doloridos

Óleos essenciais

Óleos essenciais são uma ótima alternativa para recuperar músculos doloridos e podem ser usados para massagear a área atingida pela dor. Você pode misturar, por exemplo, óleo de amêndoas, de cravo, de gengibre e de noz-moscada.

Depois de misturá-los, espalhe pela região a ser tratada e massageie. Este remédio caseiro age diretamente no alívio da tensão muscular especialmente após a prática de alguma atividade física.

Alecrim

Quando a causa da dor muscular é a inflamação, folhas de alecrim podem ajudar bastante na recuperação. O alecrim é uma erva medicinal que possui propriedades anti-inflamatórias, que agem no alívio dos tecidos musculares e, consequentemente, diminuem a dor.

Misture 30 gramas de alecrim em um frasco com água fervente. Tape e deixe descansar por meia hora. Umedeça um pano com este chá e deposite sobre a área dolorida. Repita o processo por até três vezes ao dia para reabilitar músculos doloridos.

Sal

O sal reduz a dor muscular ao mesmo tempo em que acelera a circulação. Para reabilitar músculos doloridos, utilize o sal quente: aqueça meio quilo em uma frigideira e ponha dentro de uma meia de algodão limpa. Aplique sobre a região afetada pela dor, deixando agir por meia hora. Faça isso duas vezes ao dia, enquanto sentir que seus músculos doem após esforços físicos.

Vinagre

O vinagre de sidra de maçã é indicado para a dor muscular causada por estresse ou cansaço. Deve ser usado em banhos de imersão com água morna. Basta colocar duas xícaras de vinagre de sidra de maçã e desfrutar do banho. A ação do vinagre será a de aliviar a distensão muscular.

Vapor

Para relaxar a dor e a tensão muscular, especialistas indicam a terapia do vapor, que pode ser em casa mesmo ou, se preferir, em um spa ou sauna.

Pimenta

Mais que um delicioso condimento, a pimenta pode ser um excelente remédio caseiro para tratar músculos doloridos. Basta que você prepare uma mistura de pimenta moída e óleo de gergelim. Depois, aplique este preparado na área dolorida com massagem.

Gelo

Receita bem conhecida para tratar músculos doloridos, o gelo tem um ótimo efeito relaxante e de alívio para inflamações. Opte sempre pelo gelo, pois ao aplicar calor, como uma compressa, por exemplo, você pode fazer a dor aumentar.

O calor dilata os vasos sanguíneos e aumenta o fluxo circulatório da região afetada pela dor. Isso até poderá dar um alívio momentâneo, mas pode ocasionar um efeito bola de neve, que fará o inchaço aumentar.