As luxações são lesões que ocorrem na articulação entre dois ossos, cujos extremos saem do lugar e causam uma deformação momentânea, além de imobilizar o local afetado. Dependendo da gravidade, é possível que haja uma dor repentina e bastante intensa.
Essas lesões podem ocorrer nas principais articulações do corpo humano, como os ombros e os joelhos, por exemplo, ou até mesmo em algumas que são muito pequenas, como as dos dedos da mão ou dos pés.
Sintomas das luxações
Normalmente associadas a choques em disputas esportivas ou quedas, os sintomas das luxações são ter a área levemente deformada, apresentar uma inflamação e dor no local, ter dificuldades de movimento e formigamento no local. Caso não sejam tratadas adequadamente, essas lesões são capazes de evoluir e afetar músculos, ligamentos e tendões, além de resultar em uma artrite.
Caso você seja vítima de luxação, é importante buscar auxílio médico para que os ossos sejam adequadamente colocados no lugar. O diagnóstico preciso das luxações ocorre através de exames de raio-X ou de então de ressonância magnética.
Para prestar os primeiros socorros ou então amenizar os efeitos dos sintomas, alguns remédios caseiros são capazes de auxiliar no tratamento. Confira abaixo o que fazer.
Antes de tudo, imobilize a área
Ao ser vítima de luxações, a primeira coisa que a pessoa deve fazer é imobilizar a área afetada, evitando assim que um movimento adicional possa piorar a dor. Lembre-se que a recolocação dos ossos no lugar deve ser feita por um profissional especializado, porque uma tentativa incorreta nesse sentido pode agravar o quadro.
Além disso, caso a luxação ocorra no ombro, é possível colocar um travesseiro ou uma almofada entre o braço e o corpo. Isso servirá de apoio ao ombro deslocado e certamente aliviará a dor. Trabalhe, portanto, para amenizar os sintomas e evitar novas lesões, e jamais tente resolvê-la – colocar o osso novamente no lugar – por conta própria.
Remédios caseiros para tratar luxações
Gelo e alternância frio/calor
A aplicação de uma bolsa de gelo, ou então de cubos de gelos enrolados em um pano, é uma ótima alternativa para diminuir a dor e a inflamação causadas pelas luxações. Outra excelente alternativa para reduzir o inchaço é fazer uma terapia de frio e calor na área, alternando a incidência a cada 15 ou 20 minutos.
Mel aquecido
Caso tenha um pouco de mel em casa, uma excelente opção é aquecê-lo e, quando estiver em temperatura morna, fazer uma leve massagem na área afetada – isso dará uma sensação bastante agradável e ajuda a amenizar os incômodos.
Azeite de oliva com menta
Você certamente possui óleo na sua cozinha, certo? Se você tiver menta, poderá misturar esses ingredientes e também recorrer a uma leve massagem com essa solução. Da mesma forma que o mel aquecido, aplicar azeite de oliva com menta dá uma sensação agradável e ajudar a amenizar a dor decorrente das luxações.
Arnica
Antigamente, para o tratamento de condições que afetavam os ossos e as articulações, as pessoas levavam consigo recipientes com água quente e arnica. Quando algum contratempo acontecia, eles aplicavam essa mistura para amenizar os sintomas. E faz todo sentido, já que a arnica é uma substância muito apropriada para tratamento de problemas ósseos.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!