Remédios Caseiros

Veja como aliviar a tensão com remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 18/10/2014

Toda a correria do dia a dia, cobrança para ser o melhor no trabalho, na escola, ainda administrar a família e cuidar de si mesmo. O peso para ter uma vida nos eixos é grande, e capaz de deixar qualquer um à beira de um ataque de nervos. Para que a sua situação não chegue a esse ponto, aprenda a fazer alguns remédios caseiros capazes de aliviar a tensão do cotidiano.

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Uma rotina estressante e corrida pode gerar um quadro de tensão permanente. Foto: iStock, Getty Images

Chás para acabar com a tensão

Para começar o dia bem, que tal tomar um bom chá com propriedades calmantes? Inicie separando uma colher (chá) de camomila e uma colher (chá) de erva cidreira, que, além de acalmar, ajuda a relaxar o sistema nervoso.

Basta colocar as duas plantas numa xícara, preencher com água quente, esperar amornar e coar. Beba quantas vezes ao dia quiser. Crianças acima de dois anos já podem tomar esse chá.

O chá de lúpulo também atua como calmante natural, diminuindo a agitação e ansiedade, além de ajudar nos casos de insônia. Reserve apenas uma colher (chá) da parte em forma de cone da planta, ou o saquinho do chá, emergindo em uma xícara de água. Passados 10 minutos, beba.

Caso tenha usado a erva, coe antes de tomar. Consuma esse chá antes de dormir e estará livre da insônia que a tensão pode ter provocado.

Sucos também podem acalmar

Se uma bebida quente não lhe apetece, faça o suco de maracujá com mel. Para essa receita será necessário 100 ml de água, 100 ml de polpa de maracujá e mel a gosto. Bata a polpa da fruta (com as sementes) no liquidificador por três segundos.

Depois, coe as sementes e misture o restante com a água, adoçando com mel a gosto. Para amenizar a tensão, deve-se tomar seis copos desse suco por dia.

Outro suco relaxante é um feito a partir de seis folhas de hortelã, seis folhas de agrião, três folhas de alface, meio copo de suco de limão e meio copo com água e gelo. Leve tudo ao liquificador e bata até que os ingredientes estejam bem misturados, adoçando com mel a gosto. Tome essa mistura durante as refeições ou toda vez que a ansiedade chegar.

Cheirar uma laranja também pode funcionar. Usada na aromaterapia, inclusive em casos de depressão, a fruta promete diminuir o estresse e estimular a alegria. É só descascar e absorver a essência. Se preferir, coloque as cascas em uma panela pequena e ferva com água. O calor fará com que uma fragrância muito maior seja liberada.

Massagens e banhos

Massagens podem aliviar a tensão, além de amenizar o cansaço do corpo. Separe 200 ml de óleo de gergelim, ou girassol, aqueça até amornar e passe no corpo, dos pés ao couro cabeludo. Faça esse processo com movimentos suaves e sem pressa, antes do banho da manhã ou antes de dormir.

Um banho quente proporciona um resultado semelhante ao da massagem no combate à tensão. Primeiro, escolha o óleo que colocará na banheira, levando em conta que aromas florais ajudam no relaxamento.

Acrescente os óleos de sua preferência quando a água estiver pela metade. Aprenda a respirar calmamente, inspirando lentamente pelo nariz e soltando pela boca. Cuide para que o pulmão encha de ar e o abdômen se expanda. Repita sempre.

E que tal estas dicas?

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