A halitose é um dos problemas mais frequentes nos consultórios odontológicos, mas você sabe como evitar o mau hálito? Nem sempre a escovação diária e o uso do fio dental conseguem evitar que aquele odor indesejável apareça.
Isso porque as causas podem ir além da higienização inadequada e estar associado a alguma disfunção no organismo ou a saburra lingual, também conhecida como biofilme lingual ou língua branca.
Essa segunda causa, a saburra lingual, é um dos principais causadores do mau hálito e está associado à diminuição da produção de saliva ou a descamação da mucosa da boca.
Como evitar o mau hálito e o constrangimento
A limpeza da língua é a melhor forma de evitar a saburra, mas é preciso ter cuidado para não machucar. O ideal é conversar com seu dentista para que ele te ensine na técnica mais adequada.
O indesejável mau hálito também pode ter origem em doenças respiratórias, como bronquite, amigdalite e sinusite. Ou ainda em problemas digestivos como úlceras, refluxos e erupção gástrica.
Estresse e problemas hormonais também podem contribuir para o odor na boca. Nestes casos saber como evitar o mau hálito é mais complicado, pois exige tratamento das doenças causadoras.
Mau hálito também é sinônimo de constrangimento tanto para quem tem quanto para quem esta interagindo com o indivíduo. Às vezes a pessoa nem sabe que sofre do problema até que alguém lhe diga.
Esse momento pode ser terrível para as duas pessoas. Mas fique calmo. Saiba que o problema é mais comum que você imagina. Cerca de 30% dos brasileiros e quase 40% da população mundial sofrem desse mal.
Aprenda em 7 dicas como evitar o mau hálito
A halitose pode ser contornada em casa, com hábitos diários de higiene. Abaixo, sugerimos algumas ações que devem ser incorporadas à sua rotina. Caso o problema não se resolva, o mais indicado é procurar a ajuda de profissionais da saúde.
1. Higienização completa
Faça a higienização completa da boca pelo menos três vezes ao dia. Isso significa escovar os dentes e passar fio dental ao término do café da manhã, almoço e janta. O ideal é escovar os dentes após qualquer refeição.
2. Escovação da língua
Outra dica importante para saber como evitar o mau hálito é a escovação da língua. Muitos resíduos podem ficar presos nela e assim gerar odor na boca.
3. Escovas especiais
Pessoas com gengivite e doença periodontal ou que façam uso de aparelhos dentários devem usar escovas especiais e direcionadas para cada fim.
4. Enxaguantes bucais
O uso de enxaguantes bucais pode lhe ser útil se você quer saber como evitar o mau hálito. Mas, dê preferência aqueles que não têm álcool na fórmula, pois não ressecam a boca.
5. Faça refeições regulares
Faça refeições a cada três horas e prefira alimentos que estimulem a produção de saliva, como os fibrosos: mamão, cenoura, nozes, feijões, tomate, pêra, brócolis, etc.
6. Beba água
Beba água ao longo do dia. Dois litros são ideais para a hidratação do corpo e da boca e também para a produção de saliva, contribuindo para a prevenção da placa bacteriana.
7. Alimente-se bem
Ter uma alimentação balanceada, praticar exercício físico e controlar os níveis de estresse também são excelentes aliados na busca de quem quer saber como evitar o mau hálito.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!