Os alimentos sem glúten e lactose são uma opção para quem está procura uma alimentação mais saudável ou no caso de pessoas intolerantes, que realmente não podem consumir nenhum alimento que possua qualquer um dos dois ingredientes, nem mesmo nas receitas para ceia de Natal.
Para esses dois casos separamos 3 receitas para ceia de Natal deliciosas, sem glúten e lactose, para você aproveitar o Natal da melhor forma.
Receitas para ceia de Natal sem restrições
1. Panetone sem glúten e lactose
Ingredientes
– 1 e 1/2 copo de água (300 ml)
– 2 ovos
– 3 colheres (sopa) margarina sem leite
– 1 e 1/2 colher (chá) de sal
– 6 colheres (sopa) de açúcar
– 1 e 1/2 colher (chá) de essência de panetone ou baunilha
– 4 colheres (chá) de leite de soja em pó
– 4 xícaras de farinha preparada
– 1 colher (sobremesa) de fermento biológico instantâneo
– 2 colheres (chá) de liga neutra
– 1/2 xícara de uva passa
– 1/2 xícara de frutas cristalizadas
– 1/2 xícara de nozes picadas
Modo de Preparo
Bata todos os ingredientes começando pelos secos nesta sequência: farinha, fermento, açúcar, sal, leite em pó e liga neutra. Adicione a água, ovos, margarina e a essência de panetone. Bata bem e deixe crescer por 40 minutos.
Adicione as passas, frutas cristalizadas e nozes picadas e misture batendo à mão, suavemente. Coloque em fôrmas de papel para panetone e deixe crescer por 40 minutos, aproximadamente. Asse em forno pré-aquecido na temperatura máxima.
2. Peru sem glúten e lactose
Ingredientes
– 1 peru grande (acima de 5kg) limpo (aqueles com termômetro)
– 1 xícara (chá) de vinho branco
– 5 colheres (sopa) de margarina sem leite
– 8 colheres (sopa) de azeite
– 200g de bacon cortado em cubinhos
– 250g de azeitonas picadas
– 2½ cebolas grandes picadas
– 1½ xícara (chá) de ameixas pretas picadas
– 5 xícaras (chá) de farinha de mandioca
– Sal a gosto
– 1 maço grande de cheiro verde picadinho
– 1 pimenta dedo-de-moça picada
Modo de Preparo
Descongele o peru em uma vasilha com a embalagem. Depois leve para o refrigerador e mantenha lá por cerca de 72 horas. Cozinhe os miúdos com azeite, alho e sal a gosto. Desfie o pescoço do peru e corte os outros miúdos. Reserve.
Coloque o peru em uma assadeira, e amarre as asas e as coxas com barbante e a ajuda de palitos de madeira, em seguida cubra tudo com papel alumínio. Asse a cerca de 200ºC.
Retire o papel alumínio, besunte o peru a cada 20 ou 30 minutos com a manteiga ou margarina e cozinhe por pouco mais de 2 horas. Aos poucos coloque um pouco de água para não ficar seco.
Frite o bacon no azeite. Junte a cebola e refogue. Acrescente acrescente o resto dos ingredientes e sal a gosto. Agora acrescente também os miúdos que havia reservado e misture. Depois de retirar o peru do forno remova o barbante e os palitos.
Preparo do Molho
Leve a assadeira ao fogão, acrescente lentamente o vinho branco e mexa bem raspando o fundo. Deixe ferver por 10 minutos, passe num coador e sirva para acompanhar o peru.
3. Bacalhoada vegetariana
Ingredientes
– 6 batatas médias
– 200 ml de leite de coco
– 2 cebolas em rodelas finas
– ¼ de xícara de azeite de oliva
– 1 folha de louro quebrada
– 500 g de palmito pupunha fresco
– 2 ovos cozidos em rodelas
– ½ pimentão verde em rodelas
– 1 pimentão vermelho em rodelas
– azeitonas pretas
– 1 folha de alga nori picada
– coentro ou salsinha à gosto
Modo de Preparo
Cozinhe as batatas com casca. Quando estiverem cozidas, descasque e corte em rodelas. Corte o palmito em julienne e refogue em um pouco de azeite e sal. Coloque em forma refratária camadas de batatas, palmito, cebola, pimentão, azeitonas, alga e ovo cozido.
Misture o leite de côco com o molho de tomate e coloque sobre as camadas. Regue com azeite de oliva. Leve ao forno aquecido por cerca de 10 min. Salpique salsa ou coentro e sirva.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!