Amor e Sexo

Mulher também pode fazer o pedido de casamento? Entenda

Por Redação Doutíssima 28/12/2014

A mulher já invadiu o mercado de trabalho, já aderiu ao topless e é independente financeiramente. Apesar desses grandes avanços, há ainda muitos preconceitos a serem superados. Muitas atitudes em um relacionamento, por exemplo, são estigmatizadas como sendo masculinas ou femininas. Você já parou para pensar por que é mal visto quando uma mulher toma a iniciativa e faz um pedido de casamento?

Pedido de casamento pode ser feito por mulher?

Poder, pode, mas é preciso tomar alguns cuidados para não assustar o rapaz. Até porque o nosso imaginário ainda é repleto daqueles contos de fadas aprendidos na infância, e neles não é a Cinderela que aparece na porta do castelo com uma botinha de cristal, tampouco são os príncipes que se acomodam na sua realeza esperando a princesa encantada, que aparece linda, montada em um cavalo branco.

pedido-de-casamento

Se o homem é tímido, a mulher pode tomar a iniciativa do pedido. Foto: iStock, Getty Images

Por este motivo, pode acontecer de o namorado se sentir desconfortável com o pedido de casamento da amada. E você precisa conhecer muito bem aquele que está ao seu lado, para poder ter certeza de que ele tem a mente aberta o suficiente para aceitar o pedido numa boa e não enxergar a atitude como uma postura dominadora da sua parte – caso contrário, a maionese pode desandar.

Por outro lado, os homens costumam ser mais acomodados e têm mais dificuldade de abandonar o aconchego da casa dos pais e de lidar com todas as responsabilidades e compromisso que um casamento exige. Isso pode travar um pouco a iniciativa dele. É aí que o pedido de casamento feito pela mulher vale como um “empurrão”, pois se depender dele, você vai ficar esperando para sempre.

Quando fazer o pedido de casamento?

Agora você está decidida, e aí vem o grande tormento. A cabeça começa a formigar com o tal risco de rejeição. Claro, afinal, ninguém está suficientemente preparado para ouvir um “não”. Mas pense: ele pode estar sendo atormentado pelos mesmos medos e inquietações, e esse pode ser o motivo para ele não ter feito o pedido de casamento ainda.

Neste caso, a regra é simples: primeiro certifique-se de que ele é o homem com quem você quer ficar para “viver feliz pra sempre”. Tente “pescar” a opinião dele sobre um futuro a dois sutilmente. Questione-se se ele demonstrou, ao longo do namoro, que quer o mesmo que você.

Pergunte-se se você conhece ele tão bem a ponto de poder lidar com todos os seus defeitos e limitações. Depois que tiver as respostas e se elas forem positivas, parta para o ataque.

E se você planejou, superou limites, se preparou e fez uma superprodução para concretizar o pedido de casamento e a resposta foi não, ou veio como um tímido “preciso de um tempo para pensar”, não se desespere, afinal, ele também tem que merecê-la.

Seja elegante. Aceite numa boa e, se isso representar o fim de um namoro, pense que, se ele estava com você há tanto tempo e não quis concretizar a relação, é porque não era para ser. A sua parte você fez.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!