Amor e Sexo

Como dar a volta por cima depois da separação em 5 passos

Por Redação Doutíssima 01/01/2015

Não fique triste, fique com tudo”. A frase é do filme Clube das Desquitadas, que mostra três amigas recém separadas que resolvem dar a volta por cima e uma lição nos ex-maridos. É claro que você não precisa sair dando rasteira no pobre coitado, mas também tem o direito de sair ilesa dessa história. Para isso, separamos algumas dicas para você aprender como dar a volta por cima – pois nenhuma separação é indolor.

como-dar-a-volta-por-cima

Para dar a volta por cima, comece a se divertir sem ele. Foto: iStock, Getty Images

Veja como dar a volta por cima

 

1. Admita que não vai ser fácil e supere

Para saber como dar a volta por cima, o primeiro passo é olhar para o final da relação de forma lúcida. Fácil não é, mas é possível se colocar fora da relação para essa análise. Admita que vai ser sofrido e se determine a superar a situação.

Pense no que levou a acontecer a separação e organize a sua nova rotina. Sim, porque se você não preencher o seu tempo, a cada ação dentro da sua casa, vai enxergar o ex, vai lembrar de coisas, e vai desabar a chorar. Se for possível, mude os móveis de lugar, ponha quadros novos. Apague o pode lembrar a você que ele existe.

2. Afaste-se dele

Pare de segui-lo nas redes sociais, apague o telefone, bloqueie, não vá fuxicar seu perfil do Facebook para ver com quem ele está saindo. Não há como dar a volta por cima se você continuar fazendo isso. Você precisa se manter longe, e por muito mais tempo do que você imagina.

Lembre-se: o que os olhos não veem o coração não sente. Tente também fazer associações ruins a cada lembrança dele. Não para querer se vingar, mas para reafirmar a cada dia para você que ele não era o homem ideal.

3. Hora do egoísmo

É hora de você se amar e cuidar de você. Corte o cabelo, compre roupas novas, faça aqueles programas que ele nunca quis acompanhar, aquela trilha, o passeio, a viagem. Agora não é a hora de ter medo de mudar, e muito menos de se entocar em casa, que é o lugar onde você mais vai lembrar de quem está querendo esquecer.

Então vá se divertir, jogar aquela sinuca com amigos, aceitar o convite para o happy hour dos colegas da empresa, ou mesmo sair sozinha. Aprender como dar a volta por cima é aprender a se divertir sem ele.

4. Exercite-se

Já está comprovado que atividades físicas liberam hormônios que fazem muito bem para a saúde, além de diminuir a tensão, manter o corpo em forma e a mente leve. Pense que você precisa se ver bonita no espelho. Se você não estiver se achando bem, ninguém vai achar. Acredite.

5. Esqueça as relações  

Não é com um “novo amor”, que se cura outro. Muito pelo contrário. Muitas vezes, pensando em como dar a volta por cima, nos atiramos em um novo amor e ele acaba estragando todo o processo, que precisa, obrigatoriamente, passar por todas as fases (abandono, tristeza, determinação e superação). Sua autoestima deve ser recuperada por você e não por outra pessoa. Tenha paciência.