Você vai ao médico fazer um check up e ele pede um monte de exames para verificar como anda sua saúde. E, a primeira orientação é que você terá que fazer jejum para exame de sangue. A recomendação é importante, pois alimentos e até água podem interferir no resultado dos exames.
Mesmo que novas técnicas de análises tenham surgido nos últimos anos, o jejum ainda é unanimidade em 95% dos laboratórios brasileiros. Por isso, o mais recomendado é fazer a coleta do sangue no início da manhã, assim boa parte do período de abstinência da comida será quando você estiver dormindo.
Jejum para exame de sangue permite apenas água
Durante o período do jejum apenas água é permitido, mas, ainda assim, com moderação, apenas para matar a sede. Alguns testes laboratoriais pedem que os pacientes se organizem antes de fazer a coleta.
Essa preparação envolve uma alimentação adequada e balanceada até o período do início do jejum para exame de sangue. Além de a pessoa beber água com moderação e ter dormido bem na noite anterior.
Dependendo do exame, o paciente deve ficar sem fumar e até sem praticar atividade física dois dias antes da coleta do sangue, como por exemplo, no caso dos exames de colesterol e glicemia.
Para os homens que vão fazer coleta para dosagem do PSA, preventivo do câncer de próstata, é indicado jejum para exame de sangue de 4 horas e abstinência sexual de três dias.
Jejum para exame de sangue até 12 horas
Os exames para verificar os níveis de glicose, colesterol e triglicerídeos são os que exigem maio tempo de jejum para exame de sangue. O paciente deve estar sem comer por cerca de 8 a 12 horas antes da coleta.
Os especialistas afirmam que os alimentos ingeridos próximos ao horário da coleta podem interferir nos resultados. Assim como jejum prolongado e com mais de 14 horas também causa variações.
Jejum não é unanimidade
O padrão de tempo de jejum para exame de sangue entre 3 horas e 12 horas já começa a ser questionado pela classe médica brasileira. Com o desenvolvimento de novas tecnologias e de equipamentos mais modernos para leitura das amostras, alguns laboratórios, principalmente de São Paulo, já não exigem mais tanto sacrifício dos pacientes.
Os procedimentos para medir os níveis do LDL, o chamado colesterol ruim, ainda exigem jejum para exame de sangue em alguns laboratórios. No entanto, o tempo caiu de 12 horas para 3 horas. A nova técnica permite que o especialista dilua o sangue mais vezes durante a análise, para isso novos reagentes que não sofrem interferência dos alimentos estão sendo usados.
Veja o tempo médio de jejum para exame de sangue de algumas coletas:
- Jejum para exame de colesterol: 12 horas
- Jejum para exame de TSH: 4 horas
- Jejum para exame de glicemia: 8 horas para adulto e 3 horas para crianças
- Jejum para exame de PSA: 4 horas
- Exame de sangue para hemograma não precisa de jejum.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!