A úlcera gástrica pode ser um grande incômodo por ser uma ferida aberta que se desenvolve no revestimento interno do estômago. Mas úlceras podem aparecer também no duodeno e em outras partes do corpo.
A doença normalmente não é uma situação muito grave e o objetivo de seu tratamento é o alívio da dor, a cicatrização da úlcera e a prevenção das complicações. Também pode evitar a recorrência da doença.
As principais causas de úlcera gástrica
- Fatores genéticos que justificam o aparecimento da úlcera gástrica por histórico familiar
- A bactéria chamada Helicobacter pylori, que pode atacar a parede parede estomacal em pessoas com predisposição para a doença
- O uso constante de medicamentos como aspirina e anti-inflamatórios podem provocar o aparecimento de úlceras
- Além de outros efeitos prejudiciais, o estresse pode estimular os ácidos estomacais e atacar o estômago.
Sintomas da doença
Quando com o estômago vazio, pessoas que estão com úlcera gástrica costumam sentir uma dor ou queimação entre o umbigo e o esterno, porque os ácidos não tendo o que digerir, irritam a ferida.
As dores são tão fortes que até mesmo durante a noite podem despertar o paciente, mas passam assim que algum alimento é ingerido ou antiácidos. Deve-se ficar atento às dores de cabeças e perdas repentinas de peso também.
Vômitos com sinais de sangue, fezes escurecidas ou avermelhadas, com indícios de sangue são sintomas apresentados com a doença e que exigem uma observação médica imediatamente.
Para identificar se você apresenta úlcera gástrica, é recomendada uma endoscopia digestiva alta, em que o médico irá colocar uma sonda, com uma microcâmera na ponta, dentro da boca do indivíduo até o seu estômago, conseguindo visualizar com clareza as paredes internas do estômago e verificando suas lesões.
Tratamentos para úlcera gástrica
O tratamento para úlcera gástrica é feito com antiácidos ou antibióticos, mas o uso de aspirinas e anti infamatórios devem ser suspensos. Apenas remédios que sejam menos prejudiciais à mucosa estomacal devem ser ingeridos.
Os fumantes são mais propensos a desenvolver úlcera por isso, não fume! Como o estresse pode agravar os sintomas é importante que ele seja controlado, procure se distrair e aprender a lidar com assuntos estressantes.
Quando possível também evite alimentos que promovem a liberação do suco gástrico como café, chá preto, mate, condimentos, molhos picantes e frutas ácidas como caju, laranja, limão e abacaxi.
Dietas leves, a base de leite, com poucas fibras e temperos, antigamente eram recomendadas, mas foi comprovado recentemente que essa indicação não procede. Por isso em relação às dietas, apenas tome cuidado com os alimentos que atinjam o suco gástrico diretamente.
Tomar suco puro de uma batata todos os dias é um tratamento caseiro contra a úlcera gástrica. A batata é um antiácido natural que não tem contra indicações, muito eficaz em caso de gastrite e úlcera.