É difícil resistir àquelas comidas gostosas, e ao mesmo tempo saborosas. Os diabéticos é que sofrem por não poder comer nada que tenha açúcar, como tortas, chocolates, bolo de laranja, maçã e outras guloseimas.
Parece que quando a restrição é médica, e total, esses alimentos ficam ainda mais irresistíveis. Mas diabéticos, não entrem em desespero! Existem algumas receitas que podem ser feitas em casa, nas quais o açúcar é substituído por outro produto. Acompanhe:.
Receita de bolo de laranja sem açúcar
Confira a receita de um bolo de laranja especialmente para aqueles que têm diabetes.
Ingredientes:
– 4 ovos
– 4 colheres (de sopa) de farinha de trigo
– 1 colher (de sopa) de fermento em pó
– 1 colher (de sopa) rasa de adoçante em pó
– 1 copo de caldo de laranja
– Raspas de laranja a gosto.
Modo de Preparo::
Primeiro, bata as claras dos ovos em neve, e após acrescente as gemas. Coloque a farinha de trigo, o fermento, o adoçante e as cascas de laranja e misture tudo bem devagar. Despeje o caldo de laranja e misture novamente.
Para finalizar coloque a mistura em uma forma untada com margarina light. Leve ao forno e deixe assar em temperatura média até que o bolo fique dourado. É importante lembrar que o bolo de laranja sem açúcar deve ser consumido com moderação pelos diabéticos.
Mesmo não contendo açúcar, os componentes do produto, em combinação com outros alimentos ingeridos anteriormente, podem estimular a produção de glicose no sangue.
Além do bolo de laranja
Pessoas que possuem diabetes, tanto do tipo 1 quanto do tipo 2, precisam obrigatoriamente manter uma dieta livre de açúcar. Alimentos ricos em carboidratos, cereais e verduras com abundancia de proteínas, devem compor o cardápio diário dos diabéticos.
Frutas como a pêra, a maçã, o mamão, o melão, a melancia e a laranja (a fruta natural e não o bolo de laranja) também são importantes para controlar o nível de glicose do sangue. Queijo minas, peixe e carnes magras são ricos em proteínas, e por isso estão liberados.
Para ter uma alimentação balanceada e adequada para o seu nível de diabetes, o paciente precisa se consultar com um médico e um nutricionista. Estes dois profissionais irão indicar quais as comidas, as quantidades e o intervalo de tempo entre as refeições diárias.
Entretanto, há alguns produtos que estarão necessariamente na dieta, são eles: arroz, macarrão, pão, cereais integrais, abobrinha, chuchu, cenoura, vagem, brócolis, leite desnatado, margarina e iogurte light, carnes magras de peru, frango e gado.
No cardápio dos diabéticos não pode ter: frituras, balas, chocolates, sorvetes, frutas em calda ou secas, além das muito doces como o figo, por exemplo. Refrigerantes, comidas enlatadas ou industrializadas, e as tortas e bolos (o bolo de laranja que demos a receita pode ser ingerido esporadicamente), também devem ser eliminados.
Para aquelas pessoas, que além de diabéticas também são hipertensas ou têm colesterol elevado, o cardápio deve ser readaptado de acordo com as orientações médicas.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!