Relacionamento

Chá de panela: dicas fora do tradicional

Por Redação Doutíssima 15/01/2015

A tradição é, pouco antes do casamento, organizar uma festa só para a noiva e suas amigas para que elas presenteiem a futura esposa com utensílios domésticos. A proposta do chá de panela é, em resumo, ajudar a noiva a mobiliar a casa. A celebração é marcada por comida, bebida e muita conversa, além de brincadeiras e jogos de adivinhação com a noiva.

 

cha de panela

Diversão e descontração podem marcar a comemoração da noiva. Foto: iStock, Getty Images

Mas nem todo mundo gosta de seguir padrões. Apesar de o chá de panela fazer parte do rito pré-casamento, há mulheres que preferem ousar. No chá de panela pode não ser diferente. É possível fazer uma festinha diferenciada já antes das núpcias.

Chá de panela pode ser organizado por amigas

 

Para começar diferente, o chá de panela pode ser organizado pelas convidadas ao invés da noiva, que, a propósito, já tem muito o que se preocupar para o casamento. O local da festinha, que habitualmente é no salão de festas ou em casa mesmo, pode ser inusitado: que tal reservar uma área VIP em um pub ou espaço em uma sala de festas?

Os salgadinhos, por sua vez, podem dar espaço à pipoca. O chá, à cerveja. O brigadeiro, à rapadura. Optar pelo inesperado também no que é servido é uma forma de deixar o chá de panela ainda mais singular.

O folclórico ‘adivinha o que é?’ ou ‘quem deu o presente’ pode ser substituído por uma performance de uma drag queen, que pode usar sua habilidade com o público para entregar cada presente de forma ainda mais divertida.

As amigas mais antenadas podem produzir um vídeo de entrevista com o noivo, em um jogo de perguntas e respostas.

Na festa, todas assistem, ouvem a pergunta e, antes de escutarem as réplicas do futuro marido, esperam que a noiva arrisque a resposta – por exemplo: qual a cor favorita do noivo? Se errar, ela tem de ‘pagar um mico’, o que pode incluir cantar uma música, dançar um funk, fazer imitações, etc.

Chá de panela e as estilistas

 

O jogo das estilistas pode ser igualmente divertido para noiva e convidadas. O passatempo consiste em dividir as mulheres em dois grupos e desafiá-las a criar o vestido que será usado no grande dia…a partir de jornais, barbantes, fitas adesivas e canetinhas. A noiva serve de modelo. Os modelos são fotografados e ela tem de decidir com é a melhor produção.

Por fim, para deixar o chá de panela bem animado contrate um dançarino para deixar a noiva empolgada à organização de uma festa de solteira. As lembrancinhas que normalmente são descartadas poderão ser mantidas por mais tempo: contrate uma empresa que disponibilize cabines de fotos instantâneas para festas.

Todas vão querer não apenas registrar o momento, mas guardar a imagem em seu álbum. Para que a festa não fique cara para a noiva, as convidadas podem se organizar para dividir algumas das despesas, assim o chá de panela pode ser realmente desfrutado sem preocupações com os custos de cada nova ideia mirabolante.

Como surpresa final, um pouco antes do final da festa, peça para o noivo aparecer no chá de panela. Será uma despedida em grande estilo.