A tinha é uma micose que se forma com manchas avermelhadas de superfície escamosa, bordas bem nítidas e que coçam muito. Podem ocorrer em qualquer parte do corpo, mas, quando ocorre nos pés, costuma levar o nome de pé-de-atleta.
Nas crianças, é comum aparecer no couro cabeludo, onde se forma uma placa com crostas, de coceira intensa. São altamente contagiosas e podem ser contraídas em locais de banho público, como praias, piscinas ou saunas.
Remédios caseiros contra a tinha
Óleos
O tratamento contra a tinha pode responder muito bem a receitas caseiras. Um destes remédios naturais pode ser feito com uma mistura de óleos essenciais. Use três gotas de óleo essencial de malaleuca e três gotas de óleo essencial de alfazema.
Junte os óleos em um recipiente e aplique duas vezes ao dia. O óleo de malaleuca é bastante conhecido pela eficiência em tratamento contra infecções por fungos, graças às suas propriedades antifúngicas e antissépticas. Já a alfazema alivia a coceira e a irritação e minimiza o cheiro forte do óleo de malaleuca.
Cataplasma
A cebola ralada em cataplasmas sobre a zona afetada por 30 minutos diários é outra opção de tratamento caseiro. Fatias de mamão também podem ser colocadas na área, para auxiliar no tratamento contra a tinha. Se preferir, coloque no local um pó feito de sementes secas da fruta.
Chá
Tome uma colher (chá) de suco de cúrcuma misturado com uma colher (chá) de mel. A mistura, além de ser bebida, também pode ser aplicada no local contaminado como alternativa eficaz no tratamento contra a tinha.
Pasta
Além disso, outra opção para aplicar na pele é de uma pasta feita com folhas de cássia. Coloque sobre a área atingida duas vezes ao dia. Em outra receita, coloque um punhado de sementes de mostarda em imersão na água morna.
Depois, as sementes devem ser esmagadas e colocadas sobre a pele por alguns minutos. Lave o local depois de retirar as sementes.
Pomada
Se você prefere o uso de uma pomada contra a tinha, pode fazer uma em casa mesmo. Você vai precisar de um punhado de alfafa, duas colheres de azeite de oliva, um dente de alho, meia cebola e um limão.
Retire o suco do limão, corte a cebola e amasse com o alho e a alfafa. Junte o azeite até ficar homogêneo. Depois de pronta, a pomada deve ser aplicada todos as noites, até a melhora.
Manjericão
Esse outro tratamento deve ser feito por 10 dias. Extraia o suco de um punhado de folhas de manjericão e aplique sobre a pele afetada com algodão ou gaze.
Vinagre de maçã
Por fim, encerrando as dicas de remédios caseiros contra a tinha, vai uma receita de vinagre de maçã. Lave a área afetada com água e depois aplique o vinagre com um pouco de óleo de lavanda. Esta solução vai ajudar no alívio do prurido e dor.
Alimentação e higiene contra a tinha
Ao longo de todo o processo, é ideal também fazer uso de frutas como romãs, laranja e abacaxi, que aceleram o processo de cicatrização, além de beber bastante água. Uma higiene adequada é imprescindível para auxiliar na cura desta doença, uma vez que o fungo que infecta a pele se alimenta da queratina das células que se encontram na camada superior da pele.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!