A dieta japonesa tem como base restringir os carboidratos e dar preferência ao consumo de proteína animal. Porém, sempre é bom lembrar que, dieta com esse tipo de restrição, deve ter acompanhamento médico e cuidados na hora de segui-la.
A dieta japonesa promete eliminar até 6kg em apenas uma semana. Tendo como base refeições bem limitadas, ela deve ser seguida rigorosamente para que surta efeito. Caso contrário, não há resultados.
Como fazer a dieta japonesa?
Primeiro passo para começar a dieta japonesa é estipular quanto de peso você quer perder. Com base nessa meta, sua alimentação será estabelecida.
Os alimentos permitidos são: biscoito água e sal, peixes, chás, café, verduras, frutas, lacticínios, carne vermelha, ovos, frango e outros alimentos leves.
É proibido na dieta o consumo de alimentos que sejam gordurosos ou calóricos, como frituras e doces. Além disso, não deve ser ingerida nenhuma bebida alcoólica.
Cardápio da dieta japonesa
Com base nos alimentos permitidos, veja o cardápio da dieta:
Segunda-feira
Café da manhã
Café ou chá com adoçante.
Almoço
Dois ovos cozidos com sal e verduras.
Jantar
Um bife grande e salada de pepino e alface.
Terça-feira
Café da manhã
Café ou chá com adoçante e um biscoito água e sal.
Almoço
Verduras e frutas e um bife grande;
Jantar
Apenas presunto à vontade.
Quarta-feira
Café da manhã
Café ou chá com adoçante e um biscoito água e sal;
Almoço
Dois ovos cozidos, salada e tomate à vontade;
Jantar
Salada de repolho, cenoura e chuchu à vontade.
Quinta-feira
Café da manhã
Café ou chá com adoçante e um biscoito água e sal.
Almoço
Um ovo cozido, cenoura crua ou cozida à vontade e uma fatia de queijo mussarela.
Jantar
Salada de fruta à vontade e um iogurte natural.
Sexta-feira
Café da manhã
Café ou chá com biscoito água e sal.
Almoço
Tomate à vontade e filé de peixe frito.
Jantar
Bife e salada de frutas à vontade.
Sábado
Café da manhã
Café ou chá com biscoito água e sal.
Almoço
Frango assado a vontade.
Jantar
Dois ovos cozidos com sal.
Domingo
Café da manhã
Café ou chá com biscoito água e sal.
Almoço
Um bife grande e frutas à vontade.
Jantar
Comer o que quiser dentro desse regime.
Cuidados com a dieta japonesa
Caso você opte por fazer a dieta japonesa deve saber que o maior problema será lidar com a fome e com os efeitos colaterais que ela pode trazer para o seu organismo.
Como nessa dieta as refeições são limitadas, o seu corpo fica privado de nutrientes importantes. Além disso a quantidade de alimentos é reduzida, o que dificulta o processo digestivo.
Um dos riscos de perder peso rapidamente com a dieta japonesa é o efeito sanfona. Seu corpo passou uma semana com pouco alimento e, quando voltar à ingestão nas quantidades normais, seu corpo vai guardar o máximo possível de gordura temendo ficar outra vez com a ausência de alimento.
Além disso, depois de sete dias de dieta, seu metabolismo vai estar bem mais lento. Isso significa menos gasto de energia, resultando em um acúmulo de gordura.
Por isso, tome cuidado com a dieta japonesa e sempre tenha um acompanhamento médico caso decida começar uma dieta com perda de peso muito rápido.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!