Receitas

Focaccia: Veja como preparar sem glúten e sem lactose

Por Redação Doutíssima 18/01/2015

A dieta sem glúten e lactose é uma febre entre as celebridades que querem emagrecer e manter a saúde. Por essa razão, existem muitos restaurantes adeptos da alimentação isenta de glúten e lactose. Ao mesmo tempo em que é muito gostosa, com os ingredientes certos, é prática de preparar. Um exemplo é a focaccia, um pão de origem italiana que agrada a todos.

 

A alimentação com a ausência dessas proteínas não serve só para fins estéticos. As pessoas intolerantes à lactose, casos em que o corpo não digere esse tipo de açúcar encontrado no leite, também se beneficiam. Assim como os que não toleram o glúten por apresentar quadro clínico da doença celíaca, na qual o corpo tem dificuldade de processar esse nutriente.

focaccia

Focaccia pode ser preparada para quem não quer consumir glúten e lactose. Foto: iStock, Getty Images

Receita de focaccia sem glúten e lactose

Ingredientes:

10g de fermento biológico seco sem glúten

1 colher (sopa) de açúcar refinado

240ml de água morna

200g de farinha sem glúten

1 colher (chá) de goma xantana

1/4 de colher (sopa) de bicarbonato e sódio

2 colheres de sopa de azeite

1 ovo.

 

Farinha sem glúten:

2 xícaras de farinha de arroz

2/3 de xícara de fécula de batata

1/3 de xícara de polvilho doce

1 colher de chá de goma xantana.

Modo de Preparo:

Para começar a receita da focaccia, dissolva o fermento e o açúcar em água morna e deixe descansar por 5 minutos. É normal que espume. Misture a farinha sem glúten, a goma xantana e o bicarbonato em uma tigela. Reserve.

Bata o ovo e as 2 colheres de azeite e em seguida, misture com a tigela que deixou reservada. Misture os secos com os líquidos e mexa bastante até ficar uma massa lisa e homogênea. Unte uma assadeira com azeite e espalhe a massa sobre ela, em um formato arredondado nas pontas, o formato original da focaccia.

Cubra a assadeira com filme plástico e deixe descansar por 25 minutos. Após esse tempo, faça furinhos na massa com o dedo molhado. Coloque um pouco de azeite sobre ela e salpique alecrim e sal grosso. Na focaccia pode ser colocados ingredientes a gosto, como tomate e cebola. Após, leve ao forno médio pré-aquecido por 25 a 30 minutos.

 

Insira mais focaccia na alimentação

 

O glúten esta presente no trigo, no centeio e na cevada. É o responsável por aquela sensação de pão fofinho e massa bem airada. Também pode ser encontrado na cerveja, no requeijão e até mesmo no sorvete.

 

Essa proteína promove sensação de inchaço na barriga após ser consumido, igual quando comemos uma macarronada ou um pão francês. Caso seja trocada por uma farinha sem glúten ou a base de batata ou polvilho como no caso da focaccia, essa sensação não existe de forma tão intensa.

 

As substituições são gostosas, saudáveis, possuem baixo valor calórico e protegem o organismo daqueles que são intolerantes ao glúten.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!