Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para alergia alimentar

Por Redação Doutíssima 11/11/2014

A alergia alimentar pode ser definida como uma reação do sistema imunológico do corpo humano a certos tipos de alimentos. É uma condição que aparece com bastante frequência em crianças e bebês – estima-se que aproximadamente 8% das crianças menores de cinco anos de idade tenham algum tipo de alergia alimentar.

As pessoas acabam superando essas alergias alimentares com o passar do tempo, mas não se pode dizer que isso acontece com todos, e por isso é bom ficar atento. Sim, é possível que algumas pessoas continuem tendo hipersensibilidade a determinados tipos de alimentos pelo resto de suas vidas.

alergia-alimentar

Veja como diminuir as reações à alergia alimentar com remédios caseiros. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a alergia alimentar

Existem alguns alimentos que normalmente estão mais associados às manifestações alérgicas, como leite, ovos, trigo, peixes e frutas secas. Além disso, a frequência e o grau dos ataques é variável de pessoa para pessoa – por exemplo, determinadas pessoas podem ter somente alguns sintomas leves, enquanto outras podem ter reações à alergia alimentar que podem, inclusive, levar à morte.

Mas como reconhecer uma alergia alimentar? Alguns são bastante frequentes: formigamento na boca, dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreias, dificuldades respiratórias, congestão nasal, inflamação de algumas partes do corpo – inclusive a língua –, entre outros.

O maior problema – e que pode ser uma ameaça inclusive à vida – é quando a alergia alimentar causa dificuldades de respiração, a chamada anafilaxia. Diante da gravidade do quadro, é preciso procurar imediatamente auxílio médico. Porém, quando os sintomas das alergias alimentares são mais leves, alguns remédios caseiros podem ser muito úteis para combatê-las. Quer conhecer alguns?

Remédios caseiros para combater a alergia alimentar

Banana

É sabido que comer bananas é um dos mais eficientes remédios naturais para combater eventuais alergias alimentares. Se você quer evitar a ocorrência dessa condição tão desagradável, a recomendação é que coma bananas todos os dias. Além de auxiliar contra os problemas estomacais, a banana é uma ótima forma de inibir erupções cutâneas.

Óleo de rícino

Esse é outro excelente aliado no combate às alergias alimentares. Para obter todos os benefícios desse poderoso óleo, basta fazer uma solução misturando água (metade de um copo) com cinco gotas do óleo de rícino e beber essa mistura todos os dias, em jejum, na parte da manhã.

Vitamina E

A vitamina E é um conhecido agente antialérgico, e por isso também é muito útil no combate às alergias alimentares. Dentre os alimentos que são ricos em vitamina E, estão as castanhas-do-pará, as amêndoas, o pistache, o amendoim, a avelã, o óleo de gérmen de trigo e a semente de girassol.

É preciso ter cuidado com os amendoins, porém, já que eles próprios podem ser a causa das reações alérgicas – por isso, antes de ingeri-los, certifique-se que você não é alérgico a eles.

Limão e mel

O limão e o mel são benéficos para a prevenção e o tratamento de diversos problemas, e com as alergias alimentares não é diferente. Para obter todos os benefícios desses alimentos, faça seu próprio remédio caseiro com eles. Misture um copo de água morna com o suco de meio limão – esprema-o.

Depois, coloque uma colher de chá de mel, misturando tudo. Tome essa solução na parte da manhã, por vários meses – ela ajuda a limpar as toxinas do organismo.