Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para aliviar a dor de barriga

Por Redação Doutíssima 07/12/2014

A dor de barriga é um dos desconfortos mais comuns. Podemos dizer que todo mundo já sentiu em algum momento, seja ela mais simples, passando por um leve desconforto estomacal ou intestinal, até casos mais complexos, em que as dores abdominais são terríveis, causadas por gases e diarreia.

dor-de-barriga

Chás são excelentes para tratar diferentes tipos de dor de barriga. Foto: iStock, Getty Images

Para tratar esse mal tão comum, os chás são muito bem-vindos. Existe um tipo de chá para cada caso: gases, diarreia, cólica, má digestão, entre outros. Basta identificar qual o problema e preparar o chá correspondente. Confira, abaixo, os principais chás para tratar a dor de barriga.

 

Chás contra a dor de barriga

 

Cada chá possui propriedades medicinais próprias para diferentes casos de dor de barriga. Sendo assim, separamos os principais chás utilizados para tratamento caseiro desse desconforto. Eles sempre devem ser preparados em infusão: ferva a água, coloque em uma xícara, acrescente o chá e deixe abafado de cinco a dez minutos.

 

– Chá de boldo: muito utilizado em casos de intoxicação alimentar, pois trata o fígado

– Chá de camomila: um ótimo tratamento para aliviar cólicas e enjoos, uma vez que acalma o estômago e relaxa

Erva doce: utilizado em casos de retenção de gases, que causam o desconforto intestinal

Endro: assim como o chá de camomila, alivia dor e enjoos

Macela: uma ótima opção para tratar o fígado, aliviando as dores também

Hortelã: também é ideal para aliviar cólicas e enjoos.

 

A combinação de dois ou mais tipos de chá pode melhorar ainda mais o tratamento caseiro contra a dor de barriga. Sendo assim, confira aqui duas receitas que vão auxiliá-lo nessa tarefa.

 

Erva doce e louro

 

Ingredientes:

 

– 300 ml de água

– 4 folhas de louro

– 1 colher de chá de camomila

– 1 colher de sopa de erva doce

 

Modo de Preparo:

 

Coloque todos os ingredientes em uma panela e ferva por alguns minutos. Enquanto estiver com dor de barriga, o aconselhável é beber uma xícara desse chá a cada duas horas.

 

Camomila e erva-cidreira

 

Ingredientes:

 

– 1 colher de chá de camomila

– 1 colher de chá de erva-cidreira

– 1 colher de café de sementes de anis

– 1 xícara de água fervente

 

Modo de Preparo:

 

Misture todos os ingredientes, tapando a xícara e deixando descansar por 10 minutos. Coe e beba de duas a três vezes ao dia. Esse chá é analgésico, antiespasmódico e calmante, o que alivia o desconforto.

 

Mais dicas para tratar dor de barriga

 

É normal e compreensível que, quando uma pessoa tem dor de barriga, não queira comer nada. Porém, não é interessante saltar as refeições, mas fazer uma alimentação leve, com saladas cruas, legumes e frutas.

 

É importante manter-se hidratado, bebendo bastante água. Nesses casos, a água de coco também é uma boa opção, já que, além de hidratar, repõe os sais minerais perdidos nos casos de diarreia e vômito. Se após medicado o problema persistir, deve-se procurar um médico.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!