Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para tratar a gota

Por Redação Doutíssima 09/12/2014

A gota é um tipo de artrite que afeta diferentes partes do corpo, como as articulações de mãos, punhos, tornozelos ou joelhos. Essa condição surge devido ao acúmulo de ácido úrico nesses locais. A dor associada à gota é muitas vezes súbita e intensa – as juntas tendem a inchar e a região fica quente ao toque. A pele ao redor da articulação assume uma tonalidade vermelha ou roxo profundo.

gota

Mudanças no estilo de vida são importantes para prevenir a gota. Foto: iStock, Getty Images

Causas da gota

 

Além do excesso de ácido úrico, há outras causas possíveis para o problema, como a genética, o consumo excessivo de álcool, a falta de exercício físico, o consumo excessivo de proteínas e muito estresse.

 

Por isso, mudanças no estilo de vida podem ser feitas para combater e tratar a gota. Também é possível aliviar os seus sintomas com muitos remédios caseiros, que são práticos e eficientes, além de não terem efeito colateral algum.

 

Remédios caseiros para tratar a gota

 

Suco de limão

 

Para obter alívio da dor da gota, é essencial alcalinizar o corpo e neutralizar o excesso de ácido úrico no sangue. Isso é feito facilmente com o suco de limão fresco e bicarbonato de sódio. Junto com o suco de limão, também é necessário consumir outras frutas ricas em vitamina C para fortalecer os tecidos do corpo.

 

Misture o suco de um limão com meia colher de chá de bicarbonato de sódio. Deixe descansar por alguns segundos e, em seguida, coloque a mistura em um copo de água. Beba imediatamente. Outra opção é adicionar o suco de meio limão em um copo de água e beber três vezes por dia.

 

Banana

 

As bananas são também muito eficazes no tratamento da gota. O alto teor de potássio da fruta vai ajudar a converter os cristais de ácido úrico em forma líquida, o que será liberado para fora do corpo através da urina.

 

Além disso, as bananas também contêm quantidades moderadas de vitamina C, que ajuda na gestão da dor e inchaço. Basta comer uma ou duas bananas por dia ou adicionar uma banana madura a um meio copo de iogurte.

 

Bicarbonato de sódio

 

Um fator importante que contribui para a gota é o aumento de ácido úrico no corpo. O bicarbonato de sódio ajuda a regular esse nível, o que proporciona alívio da dor.

 

Misture meia colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água e beba esta solução quatro vezes por dia. Se você está acima de 60 anos, não tome mais de três vezes em um dia. Ignore este remédio se você sofre de hipertensão.

 

Gengibre

 

As propriedades anti-inflamatórias presentes na raiz de gengibre podem ser muito úteis no alívio da dor e da inflamação no tratamento da gota. Simplesmente adicione a raiz de gengibre em receitas culinárias ou coma um pedaço pequeno por dia.

 

Outra ideia é adicionar meia colher de chá de raiz de gengibre em uma xícara de água fervente e misturar bem. Beba esta solução pelo menos uma vez por dia ou faça uma pasta de raiz de gengibre com um pouco de água e aplique sobre a área afetada. Deixe-o em cerca de meia hora, diariamente.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!