Remédios Caseiros

Jasmim: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 28/01/2015

Utilizado há séculos na medicina chinesa, o jasmim tem sido estudado nos últimos anos por seus benefícios à saúde no tratamento da depressão e outras complicações. Se você gosta de flores, vai adorar o sabor delicado floral do chá de jasmim.

jasmin

Flor delicada e aromática, o jasmim tem efeitos desde afrodisíacos a analgésicos. Foto: iStock, Getty Images

Este arbusto, nativo dos países mediterrânicos, possui flores que podem ser pequenas ou grandes, geralmente brancas e com um perfume agradável, que aumenta durante à noite. Além do chá de jasmim, é muito comum o uso do óleo feito da planta, além de outros usos na aromaterapia.

Jasmim tem uma rica composição

 

A composição da planta é muito rica, assim, possui propriedades medicinais que atuam no tratamento de diversas doenças, devido a sua ação antidepressiva, analgésica, antisséptica, anti-inflamatória, afrodisíaca, antiespasmódica, carminativa, emoliente, expectorante, sedativa e tônica.  

Entre outros, os benefícios desta flor são a melhoria da digestão, eliminação de toxinas e controle de peso. Ele também ajuda a aceleração do metabolismo, melhora a circulação sanguínea e auxilia no alívio do estresse e da ansiedade. Veja quais os remédios caseiros mais comuns usando esta bonita flor.

Conheça as principais indicações de jasmim

 

Você pode elaborar remédios caseiros à base da flor para inúmeras complicações de saúde e desconfortos. Confira, abaixo, algumas receitas que podem lhe fazer ver que, mais do que embelezar seu jardim, esta flor pode atuar a favor da sua saúde.

1. Para disidrose

 

A disidrose é uma condição médica crônica, que produz algumas bolhas nos pés e nas mãos, podendo ser controlada com o uso da planta. Para preparar este remédio caseiro, é necessário usar uma colher de sopa de flores de jasmim e um litro de água.

Agora é só colocar a água para ferver, adicionar as flores e deixar esfriar. Para utilizar a mistura, basta fazer compressas na área afetada.

2. Para emagrecer

 

Se você está ganhando peso e acha que isso é devido à ansiedade excessiva, o que causa uma maior sensação de fome, jasmim pode ser a solução para manter o peso. Para isso, você vai precisar de duas gotas de óleo essencial.

Aplique o óleo em sua testa e pulsos, fazendo uma massagem para que o óleo possa penetrar na pele. Esta técnica de aromaterapia causa relaxamento, o que ajuda a sentir menos fome e ansiedade.

3. Para insônia

 

Se você está tendo dificuldades para dormir, sente ansiedade ou sofre com outros sintomas do estresse do dia-a- dia, a infusão pode ser a solução para acabar com isso. Use uma colher de flores e coloque em uma xícara de água fervente.

Depois deixe em infusão por 15 minutos. Beba este chá três vezes ao dia para ver todos os sintomas desaparecerem. Você também pode tomar uma xícara de chá 30 minutos antes de ir para a cama, e assim ajudar a induzir o sono.

4. Para cabelos danificados

 

O jasmim tem poder emoliente, que pode ajudar a melhorar casos de cabelos danificados. Além disso, o chá preto, que também é usado na receita, é rico em polifenóis e vitaminas C e E, que dão brilho e maciez aos cabelos.

Ferva uma xícara de água e, em seguida, adicione um saquinho de chá preto. Cubra, deixe em infusão por 10 minutos e adicione duas gotas de óleo essencial da flor. Depois de frio, use a infusão como um enxágue final após usar seu shampoo. Deixe agir por 15 minutos e lave com água.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!