Remédios Caseiros

Hissopo: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 23/01/2015

Originária da região mediterrânea europeia, o hissopo é uma planta que pertence à família da hortelã e que se desenvolve em solos secos, podendo alcançar até um metro de altura. Com um caule reto e repleto de ramos, possui folhas estreitas e esverdeadas, além de flores que podem ser de diversas cores – azuis, brancas, rosas ou roxas – e que exalam um forte aroma.

 

hissopo

Da família da hortelã, esta planta tem propriedades medicinais. Foto: iStock, Getty Images

Justamente por ter um aroma bastante característico, o hissopo é amplamente utilizado como um tempero para a elaboração de pratos ou então para a produção de licores.

Os benefícios do hissopo para a saúde

 

As propriedades medicinais desta planta também a colocam em destaque, sendo um execelente ingrediente para remédios caseiros. Quer conhecer quais são as condições que você pode tratar com o hissopo? Confira abaixo.

1. Bronquite Crônica

 

De acordo com estudos científicos, o hissopo é uma das plantas mais indicadas para o tratamento de problemas relacionados ao sistema respiratório. Dentre eles, a planta destaca-se no combate da bronquite crônica e aguda – na forma de chá ou xarope.

Se você quiser combater a bronquite crônica com um remédio feito à base de hissopo, ferva um litro de água por aproximadamente 10 minutos, e adicione 20 gramas de flores dessa planta. Retire do fogo, deixe descansar por 10 minutos, e coe.

Para começar a notar os benefícios, é recomendável tomar de duas a três xícaras por dia, sempre esquentando o líquido antes de consumi-lo.

2. Tosse

 

O hissopo possui propriedades expectorantes e antiespasmódicas, e por isso é uma excelente alternativa quando o objetivo é combater a tosse.

Nesse caso, o remédio é bastante similar ao que é feito para o combate à bronquite crônica, sendo que a diferença é que, ao invés de adicionais 20 gramas de flores, você adicionará 100 gramas. O restante do preparo é o mesmo, mas ao final você deve adicionar açúcar e mexer várias vezes ao dia, até que vire um xarope. Tome uma colherada a cada 2 ou 3 horas.

3. Feridas e Eczemas

 

Em sua fórmula, esta planta contém taninos que lhe dão um alto poder adstringente. Por isso, é excelente para tratar feridas e eczemas.

Coloque duas colheres de folhas em um litro de água fervente, e deixe descansar até que a mistura esteja fria. Então, molhe um pano de algodão na mistura e faça compressas de 15 minutos na área afetada.

4. Dores Estomacais

 

Dentre as propriedades desta planta estão também as digestivas, e por isso ele é uma ótima opção para tratar dores estomacais.

Caso queira combatê-las, adicione um fruto de erva-doce e um pouco de hissopo em um litro de água fervente. Beba uma xícara dessa mistura, e em pouco tempo você sentirá uma significativa melhora em suas dores estomacais.

Contraindicações do hissopo

 

Os remédios caseiros feitos a partir desta planta  não são indicados para pessoas que sofram de epilepsia, tampouco para gestantes Além disso, ingeridos em doses excessivas, podem ser tóxicos e provocar epilepsia.

Portanto, se você estiver em dúvida quanto à utilização dessa planta, busque auxílio médico para ter esclarecimentos quanto à possibilidade e à dosagem correta.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!