Receitas

Cardápio sem glúten: aprenda receitas deliciosas

Por Redação Doutíssima 03/02/2015

A cada dia que passa, mais pessoas estão atrás de um cardápio sem glúten, seja porque sofrem de doença célica ou porque buscam perder peso de maneira rápida. Esta proteína tem sido encarada como o vilão pelos nutricionistas.

Alimentos sem glúten podem ser uma solução saborosa e criativa para a rotina. Foto: iStock, Getty Images

Alimentos sem glúten podem ser uma solução saborosa e criativa para a rotina. Foto: iStock, Getty Images

Presente em basicamente todos os alimentos, ela provoca a inflamação das células do organismo e do intestino, isso contribui para o ganho de peso e aquela barriguinha indesejada. Por isso, encontrar um cardápio sem glúten é importante para quem quer entrar em forma e não sentir aquela sensação de estufamento da barriga.

Alimentação sem glúten é fácil, mas exige disciplina

Macarrão, pizza, torrada, cevada, centeio, torta e até bolo sem farinha de trigo, ou seja, basicamente tudo que você come diariamente tem glúten. Ficar sem comer essa proteína é praticamente impossível.

 

Entretanto, nos últimos anos a indústria alimentícia tem oferecido cada vez mais opções de alimentos livre deste nutriente, o que facilita a formulação de um cardápio sem glúten.

 

Mesmo que você diga que não encontrou esses alimentos no supermercado perto da sua casa, saiba que montar um cardápio sem glúten é mais fácil do que se imagina. Durante a dieta livre dessa proteína, você pode comer frutas, legumes, verduras e todo o farelo feito à base de mandioca, como tapioca e polvilho.

 

Deixar de comer glúten é dar um descanso ao organismo. Isso favorece a eliminação do excesso de líquido, ajuda no funcionamento do intestino, diminui o acúmulo de toxinas e consequentemente, ajuda na perda de peso.

Monte um cardápio sem glúten delicioso

Um cardápio sem glúten não precisa ser sem graça. Pelo contrário. Pode ter muito sabor e até doces. Mas, devido ao número limitado de alimentos sem a presença desta proteína, é preciso um pouco de criatividade.

1. Torta de maçã sem glúten

 

Ingredientes:

 

1 ½ xícara de farinha de arroz

½ xícara de amido de milho

5 ovos

3 colheres de sopa de manteiga sem sal

2 xícaras de açúcar mascavo ou frutose

1 colherinha de sal

1 colher (sopa) de fermento em pó

2 maçãs verdes

2 colherinhas de canela em pó

Suco de um limão

 

Modo de Preparo:

Derreta a manteiga e reserve. Bata os ovos por cerca de 5 minutos na batedeira. Em seguida, misture a manteiga, o açúcar e continue batendo. Acrescente todos os pós e bata até obter uma massa homogênea. Coloque a massa em uma assadeira e coloque a maçã picada. Polvilhe com o açúcar, canela e limão. Feche com parte da massa e leve ao forno.

 

2. Quiche

 

Ingredientes:

200g de fécula de batata

200g de creme de arroz

1 pitada de sal

2 colheres de sopa de creme vegetal

1 colher de sopa de óleo vegetal

1 copo de requeijão

1 ricota

300g de alho poró

1 cebola grande

 

Modo de Preparo:

Recheio:

Faça uma mistura refogada com a cebola, o óleo e o alho poró. Com o fogo desligado, misture a ricota e o requeijão.

Massa:

Misture o creme de arroz, a fécula de batata, o óleo, o creme vegetal e o sal. Amasse até obter uma massa homogênea. Coloque a massa na forma e acrescente o recheio. Asse até dourar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!