Esporte

Conheça o krav maga e saiba como você pode praticar

Por Redação Doutíssima 07/02/2015

Com o intuito de oferecer uma técnica de defesa pessoal para um cidadão qualquer, o krav maga é uma das artes marciais que mais se tem evidenciado nos últimos anos. 

krav maga

Arte marcial auxilia na defesa pessoal e no treinamento da memória muscular. Foto: iStock, Getty Images

De origem israelita, o método de defesa mistura técnicas de lutas antigas e novas, orientais e ocidentais, sendo, atualmente, a autodefesa mais eficiente do mundo.

 

Movimentos da prática do krav maga

 

Como não existe uma regulamentação, todos os golpes são permitidos no krav maga, com o intuito de lidar com qualquer tipo de situação de perigo.

 

Utilizando movimentos que podem ser praticados por pessoas que tenham qualquer tipo físico, o sistema de defesa trabalha o autocontrole e a autoconfiança, o que possibilita que os adeptos desta modalidade se tornem pessoas mais ágeis e flexíveis.

 

Além disso, essa arte marcial surge como uma alternativa para quem tem pouco tempo de treino. As aulas podem ser feitas duas vezes por semana, oferecendo resultados rápidos.

 

O krav maga defende o contra-ataque e o ataque preventivo, sempre que necessário, com o objetivo de neutralizar os oponentes.

 

Ao mesmo tempo, o método permite que o praticante mantenha atenção constante aos arredores, para perceber eventuais rotas de fuga, outras ameaças e objetos úteis para defesa e ataque.

 

Por isso, a arte deste treinamento envolve o desenvolvimento da memória muscular para reações rápidas e decisivas ao movimento. Assim, os mecanismos de reflexo do cérebro entram com a equação de resposta.

 

Colocando em prática a defesa do krav maga

As aulas acontecem com simulações de situações reais. Por meio delas, são ensinados movimentos passo a passo, demonstrando como aumentar a potência de golpes, direcionando-os para pontos sensíveis do corpo do adversário.

 

A didática de aula procura desenvolver a autoconfiança do aluno e aprimorar o condicionamento físico.

 

Além disso, o método treina a visão periférica e prepara o aluno para enfrentar a tensão de uma situação de violência. Em virtude disso, são ensinadas várias técnicas para cada tipo de ataque, permitindo que o aluno escolha, na hora da situação, a técnica que lhe sai mais natural.

 

Os princípios da arte marcial

A prática do krav maga é orientada por meio de sete princípios básicos. O primeiro deles é a prevenção. Ou seja, evitar estar em situações perigosas.

 

Assim, deve-se evitar indivíduos suspeitos e vizinhanças perigosas. O segundo princípio é que o método de defesa tem como base os reflexos naturais do corpo humano.

 

Essa prática também adota, como princípio, que se deve favorecer os métodos que envolvam um risco pessoal mínimo a partir de qualquer situação.

 

Além disso, em função da situação, da necessidade ou do perigo que o adversário vir a representar, deve-se sempre tentar desencorajar o atacante por meio do diálogo antes de entrar em confronto direto.

 

Para controlar um adversário, o indicado é atacar sempre as zonas mais frágeis do corpo humano, como os olhos e a garganta.

 

Também é importante aproveitar os objetos ao alcance e as armas naturais do corpo. Por fim, no krav maga não há regras, não há limites técnicos e não há proibições. Todos os golpes são legítimos quando se trata de salvar a vida.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!