O shake é uma das alternativas mais procuradas pelas pessoas que querem perder peso rápido, principalmente no verão. Ele pode ser industrializado e facilmente encontrado em farmácias ou casas de suplementos alimentares, ou natural, feito em casa com produtos frescos.
Ele ajuda na dieta porque tem baixo teor calórico, pouca gordura, oferece a sensação de saciedade, diminui a gula e pode substituir uma das três principais refeições do dia.
Se combinado com uma alimentação saudável e balanceada e com atividades físicas, a dieta pode eliminar até quatro quilos em um mês.
Como fazer a dieta do shake?
Para a dieta trazer os efeitos desejados sem prejudicar a sua saúde, o ideal é substituir apenas uma das refeições diárias (café da manhã, almoço ou jantar) pelo shake por até quatro vezes na semana.
É importante que junto ao suplemento você consuma frutas, legumes ou caldos leves.
Quando for tomar o produto no café da manhã, por exemplo, coma também uma fatia de pão integral com um pedaço de queijo magro. A mastigação faz o cérebro perceber que você está comendo e envia sinais de saciedade ao organismo.
No almoço e no jantar, não se esqueça de incluir algum alimento leve e em pouca quantidade, para que você tenha que mastigar. Isso evitará que você coma em excesso na próxima refeição.
Desvantagens da bebida
Apesar de ser pouco calórico e possuir minerais, vitaminas, proteínas, fibras e poucos carboidratos em sua composição, o shake não possui todos os nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do corpo humano.
Por conta disso, o consumo em longo prazo pode causar deficiências nutricionais.
Além disso, o shake industrializado poderá conter corantes e adoçantes artificiais que estimulam a inflamação de células e que prejudicam o emagrecimento. Outras toxinas presentes causam o envelhecimento precoce e prejudicam o sistema imunológico.
Depois da ruptura do consumo do produto, o usuário também corre o risco de sofrer do efeito sanfona.
O ganho de peso após a dieta ocorre quando não há uma reeducação alimentar durante o processo, o que desequilibra a produção dos hormônios responsáveis pela saciedade da fome.
A dieta mantida por um longo prazo também é prejudicial. Quando o corpo está com o número de calorias abaixo do necessário para funcionar, o organismo se defende economizando energia e isso prejudica a queima de calorias.
Para evitar que você sofra com alguma dessas desvantagens, é importante manter uma alimentação balanceada e, antes de começar qualquer dieta, procurar pela orientação de um nutricionista.
Como fazer um shake natural
O shake natural é muito mais saudável do que os industrializados, pois são feitos com produtos frescos e sem corantes. Confira abaixo a receita de um suplemento de sabor banana com aveia:
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de chia
1 copo de iogurte desnatado
1 copo de leite de soja
1 banana
2 colheres (sopa) de aveia
Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, coa e beba gelado.
Se você preferir, substitua o leite por água e a banana por outras frutas, como o mamão. Acrescentar um pedaço de gengibre na receita aumenta o poder de emagrecimento.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!