Amor e Sexo

Entenda quanto tempo dura a paixão

Por Redação Doutíssima 25/02/2015

Quanto tempo dura a paixão? Você já parou para pensar nisso? Quais são os “sintomas” da paixão que se perdem? São dúvidas das gerações mais novas, que vivem em um mundo onde a separação não é mais motivo de falatório, não importa se trocam de amor ou de paixão. Por conta disso, muita gente confunde paixão com amor e acredita veementemente que amor tem tempo de duração e que este tempo é curto.

Na verdade, a referência feita a este “amor” de curta duração é, na verdade, a referência à paixão. O mecanismo da paixão no nosso cérebro já foi explicado pela ciência.

quanto tempo dura a paixão

O corpo responde quimicamente à presença do outro e o resultado é avassalador. Foto: iStock, Getty Images

Mecanismo sobre quanto tempo dura a paixão

O mais interessante deste processo é que ele precisa apenas de 1/5 de segundo para acontecer. É este o tempo que seu cérebro precisa para ativar 12 áreas diferentes e liberar substâncias como dopamina, ocitocina, adrenalina e vasopressina.

Feito isso, aquela pessoa que despertou isso tudo vai passar um tempo sem sair da sua cabeça. O que isso significa? Que você está apaixonado. Sim, está. E se dependesse da nossa vontade, seriam paixões para todo o sempre.

Mas, voltando à questão inicial,  quanto tempo dura a paixão? Isso, a ciência também explicou. Estudos científicos mostram que a paixão, quando vivida realmente (sem considerar os amores platônicos), dura entre dezoito a trinta meses, uma média de dois anos. Este é o tempo que você tem para viver intensamente a sua relação.

Aí você pensa, se depender de quanto tempo dura a paixão, não chegamos nem a casar e já está tudo terminado. Se pensarmos nos porquês, chegaremos à conclusão de que nosso organismo sabe o que faz.

Afinal, passar uma vida inteira vivendo com toda a intensidade de uma paixão – num clima de constante expectativa, enorme antecipação, incontrolável excitação e total incerteza -, poderia não fazer bem ao nosso corpo físico.

Estágios mostram quanto tempo dura a paixão

Mas isso não significa o fim, afinal, o que ocorre com os sentimentos, é que, pouco a pouco, eles vão assumindo outros contornos e novas possibilidades se abrem. Voltando a quanto tempo dura a paixão, é preciso pesquisadores costumam dizer que a paixão passa por três estágios, que surgem não necessariamente em ordem.

No primeiro temos os sentimentos românticos pautados na união e no intenso desejo sexual. Estes sentimentos deixam a pessoa meio “abobada”, já que o cérebro está tomado por endorfina e esta substância, junto com a  dopamina e a oxitocina, são produzidas em grandes quantidades nos meses em que dura a paixão.

Toda esta produção acaba por estimular áreas cerebrais do prazer e, ao mesmo tempo, reduz o discernimento crítico.

A segunda fase da paixão é a da atração física. Este período pode causar  perda de apetite, insônias e pensamentos distantes. Embora os hormônios ainda estejam correndo, a realidade já vai tomando conta do apaixonado e a constante intimidade reduz gradativamente o idealismo.

No último momento, a base da paixão é a ligação emocional, quando a pessoa começa a enxergar de forma mais crítica as qualidades e defeitos de seu parceiro. É aí que chega-se ao momento crucial, onde se decide se prossegue ou não com o relacionamento.

Mas, independentemente de quanto tempo dura a paixão, é importante ter em mente que a transformação da paixão em amor é um processo muito sutil que não tem data exata para acontecer, pois depende do convívio de ambos, do companheirismo, da cumplicidade, dos interesses em comum, da tolerância, respeito e intimidade.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!