Amor e Sexo

Como lidar com a sogra ciumenta

Por Redação Doutíssima 27/02/2015

Popularizada como uma figura ranzinza e ciumenta, a sogra sempre foi estigmatizada. Ainda que existam algumas que superam as próprias mães e são as melhores pessoas do mundo, outras entretanto, fazem jus ao rótulo. E como lidar com a sogra, quando ela é um poço de ciúmes?

como lidar com a sogra

Apesar da fama de ranzinza das sogras, você pode fazer da sua uma aliada. Foto: iStock, Getty Images

Uma receita prática não existe, afinal, cada sogra tem suas peculiaridades e um tamanho diferente de amor pelas crias.  De todos os inimigos que não se deve ter, uma sogra é a que está no topo da lista. Afinal, em uma briga entre mãe e esposa ou esposo, não vai ter nem defesa, nem ataque para lado nenhum.

Estratégias de como lidar com sogra

O “estar em cima do muro”, em geral, causa muito descontentamento e tristeza. Por isso é importante traçar estratégias de como lidar com a sogra. Como melhorar essa situação e se entender com uma sogra ciumenta, resolvendo este que é um dos conflitos mais complicados para a maioria dos casais?

Não é um bicho de sete cabeças, mas é preciso uma dose generosa de maturidade, cumplicidade e amor. Primeiramente é preciso encarar a sogra como a mãe do nosso cônjuge, e avó dos nossos filhos. Ela deve ser compreendida como pessoa da família.

Para isso devemos nos esforçar para amá-las e ter um relacionamento bom com elas. Para isso separamos algumas dicas de como lidar com a sogra, para ajudar noras e genros em apuros.

Compreenda e saiba como lidar com a sogra

Muitas sogras sentem-se abandonadas pelos filhos. Na verdade, elas só querem ajudar. E querem o melhor para os seus filhos. O elo que elas têm com os filhos são laços que jamais vão ser rompidos. E isso é preciso ser compreendido.

Então para entendermos a melhor forma de como lidar com a sogra, precisamos nos colocar no lugar dela e experimentar a sensação de “perder” o filho ou filha para outra pessoa. Pense nisso.

Se elas exageram nos cuidados com seus filhos, conselhos e críticas à nora ou genro, é porque assim vai ser sempre e não serão elas a ceder, mas você. E como seu cônjuge não vai ficar do lado de ninguém, a melhor coisa a fazer é concordar com ela e ceder, mas na frente dela.

Longe da mamãe do nosso amor, a verdade será outra e o esposo ou esposa vai entender e aprovar assim, e ninguém sai perdendo.

Você precisa fazer com que ela entenda que não entrou na família para roubar o filho, ou a filha dela. Para que haja este entendimento, coloque em prática estas super dicas de como lidar com a sogra.

Para começar, não exclua a sogra da vida do seu cônjuge e aceite todos os convites que ela lhe fizer. Faça visitas regulares e estimule o seu esposo ou esposa a preocupar-se com a mãe. Se não der para visitar, pelo menos estabeleça um contato regular via telefone.

Convide-a para almoços em família, de preferência em dias pré-determinados, para que possa haver uma boa interação entre a família. Além disso, não se esqueça das datas comemorativas, como aniversário, dia das mães e natal. Presenteie sua sogra sempre que lembrar, mesmo sem data especial. Criar laços de amor com a sogra afasta o ciúme.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


Sites parceiros