Receitas

Conheça 3 receitas de bolos de frutas para preparar no verão

Por Redação Doutíssima 27/02/2015

Verão é época de praticidade na cozinha. Para isso, reunimos algumas receitas saborosas de bolos de frutas que vão deixar o seu verão ainda mais delicioso e colorido.

 

bolos de frutas

Bolos que levam frutas são menos calóricos e cheios de vitaminas para o corpo. Foto: iStock, Getty Images

Bolos de frutas com manga

 

O bolo de manga está na lista de bolos de frutas que reunimos por ser rico em vitaminas e minerais, como zinco, potássio, ferro e magnésio.

 

Ingredientes:

 

1 manga

170 g de açúcar

2 ovos (ligeiramente batidos)

115 g de iogurte natural desnatado

120 ml de óleo de girassol

Raspas de limão

170 g de farinha de trigo

1 ½ colher (sopa) de fermento em pó

30 g de coco ralado desidratado

2 colheres (sopa)  açúcar de confeiteiro peneirado

 

Modo de Preparo:

 

Unte a forma e forre o fundo com papel-manteiga. Descasque a manga e retire o caroço. Depois, corte em fatias e coloque as fatias de manga no fundo da forma.

 

Coloque, em uma tigela, açúcar, óleo, iogurte e raspas de limão. Mexa até que a mistura fique homogênea. Peneire, sobre a mistura, a farinha de trigo e o coco.

 

Transfira, para a forma, a massa por cima das fatias de manga. Deixe assar por 50 minutos. Cubra com papel-alumínio se o bolo escurecer rapidamente.

 

Depois que o bolo estiver pronto, espere 15 minutos para retirá-lo da forma. Polvilhe o açúcar de confeiteiro sobre o bolo. Coloque-o novamente no forno até que o açúcar fique dourado. Transfira um dos bolos de frutas que selecionamos para um prato e sirva.

 

Bolos de frutas com morango

 

Este é um dos bolos de frutas menos calóricos, pois apresenta apenas 375 calorias por porção.

 

Ingredientes:

 

360 g de glucose de milho

Fatias de abacaxi em calda

3 ovos

½ xícara de açúcar

½ xícara de óleo

1 xícara de leite

3 xícaras de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó.

 

Modo de Preparo:

 

Unte uma forma com glucose de milho. Coloque as fatias de abacaxi na forma e deixe de lado. Para preparar a massa, é necessário que coloque, no liquidificador, os ovos, o leite, o açúcar e o óleo.

 

Coloque a mistura do liquidificador em um vasilha e acrescente, aos poucos, a farinha de trigo. Quando a massa da vasilha estiver firme, adicione fermento em pó. Passe a massa para a forma e leve ao forno por 55 minutos.

 

Na hora de retirar da forma, deixe que as fatias do abacaxi fiquem para cima.

 

Bolo de laranja para o verão

 

Esse é um dos bolos de frutas mais rápido de se preparar, levando apenas 30 minutos para ficar pronto e rende 8 porções.

 

Ingredientes:

 

Gomos de laranja para decorar

1 xícara de açúcar

6 gemas

½ xícara de suco de laranja

½ xícara de leite

½ xícara de farinha de trigo

6 claras batidas em neve

Raspas de laranja

4 colheres (sopa) de geleia de laranja

 

Modo de Preparo:

 

Bata as gemas e o açúcar até ficar com cor uniforme e coloque as raspas de laranja. Adicione o suco de laranja, o leite e a farinha até formar uma massa lisa. Junte as claras em neve aos poucos e mexa.

 

Unte uma forma e forre com papel-manteiga. Asse em banho-maria. Depois de pronto, retire da forma e coloque em um prato para servir. Decore o bolo com geleia de laranja e gomos de da fruta.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!