Remédios Caseiros

Mangabeira: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 18/01/2015

O Brasil é um país privilegiado em sua flora, rica e diversificada. Em toda a sua extensão, é possível encontrar plantas medicinais para todas as patologias imagináveis. Em uma destas plantas, a mangabeira, temos um fruto de ótimo sabor e grande benefício para a saúde: a mangaba.

Entretanto, é na própria planta que estão as melhores propriedades para o trato das doenças mais graves. Popularizou-se pela sua ajuda no combate à hipertensão, quando administrada corretamente e acompanhada por um médico.

mangabeira

Do chá à borracha, conheça os benefícios da planta medicinal. Foto: iStock, Getty Images

Mangabeira e a medicina alternativa

 

Também chamada de mangaba-ovo, esta fruta pode ser utilizada para a fabricação de sucos, sorvetes, doces e bebida vinosa. A produção maior é em Sergipe. Da árvore também é extraído látex para confeccionar uma borracha rosada.

Todas as partes da mangabeira podem ser utilizadas na medicina alternativa, incluindo seu fruto, casca, folhas e raiz. Entretanto, a casca e as folhas as mais utilizadas.

Na dose correta, segundo estudos feitos com o chá desta planta, a mangabeira pode ter melhor efeito do que os remédios tradicionais no combate à pressão alta, pois contém propriedades que inibem a produção das substâncias causadoras da hipertensão e ainda é um vaso dilatador muito eficiente.

Usado para combater o colesterol alto e o diabetes, o chá de mangabeira ainda é indicado para pacientes com problemas ósseos, estomacais, fraturas, obstruções do fígado e do baço, tuberculose pulmonar, úlceras e lesões pustulosas da pele.

Por ser rico em vitaminas A, B1, B2, C e ferro, o chá de folha de mangaba pode ser usado contra gripes, problemas renais e cólicas menstruais. Sua casca também é indicada para curar icterícia e distúrbios do fígado.

Como preparar o chá de mangabeira

 

O chá é feito com duas colheres (sopa) das folhas e cascas do tronco para cada meio litro de água. Depois de levar ao fogo e entrar em fervura, desligue o fogo e mantenha em infusão, tapado, por cerca de dez minutos. Beba depois de coado. Devem ser consumidas até três xícaras do chá por dia.

Mesmo sendo considerada uma planta extremamente eficiente, o chá de mangabeira deve ser consumido com cuidado, preferencialmente com orientações médicas. O fruto também não deve ser consumido verde, pois seu interior é leitoso e consumido verde produz um suco que pode causar problemas de saúde.

Do leite retirado do tronco e das folhas da mangabeira, também é possível fazer um medicamento para a tuberculose e para o tratamento de doenças pulmonares, pois ajuda o doente na eliminação do muco preso ao peito.

Para isso, o leite extraído do tronco e folhas é misturado em água em proporções iguais e passado por uma fervura rápida, com o doente tomando o preparado ainda quente. 

Já para acabar com as manchas escuras que surgem no rosto, principalmente nas mulheres após a gravidez ou uso de anticoncepcionais, basta colher um pouco do leite da mangabeira e misturar com um pouquinho de água.


O suco deve ser espalhado com um algodão sobre as manchas todas as noites antes de dormir. Pela manhã o rosto tem de ser lavado com água fria. Em pouco tempo, as manchas desaparecem.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!