Motivação

Brain fitness: confira dicas para estimular a memória

Por Redação Doutíssima 25/09/2015

Muitas pessoas passam horas na academia para manter o corpo em boa forma física, mas o que elas fazem para manter o cérebro ativo? O brain fitness é uma nova forma de melhorar a aptidão das habilidades cognitivas e o desempenho, permitindo a você ter um cérebro saudável. E para isso não é preciso muito esforço, já que bastam alguns exercícios diários.

 

Brain fitness ajuda a manter a saúde cerebral

O cérebro é a parte mais importante do seu corpo e não o exercitar é convidar a preguiça e a letargia em sua vida. Há pouco tempo, acreditava-se que a deterioração do cérebro com o passar dos anos era irreversível, mas agora descobriu-se que não é bem assim.

brain fitness

Exercitar o cérebro no dia a dia é tão importante quanto a prática de atividades físicas. Foto: iStock, Getty Images

Atualmente, somos capazes de entender o cérebro como um músculo que deve ser exercitado adequadamente. E temos consciência de que, fazendo isso, é possível produzir milhões de novas conexões entre os neurônicos, um fenômeno conhecido como neurogênese.

 

Um estudo realizado pela Mayo Clinic e pela Universidade do Sul da Califórnia mostrou que as pessoas podem ter aumentos significativos na função de memória e velocidade de processamento cerebral usando treinamento cognitivo.

Em média, os participantes do programa mostraram um aumento de 131% na velocidade de processamento auditivo e uma melhoria na memória de quase 10 anos.

 

Outra pesquisa publicada no New England Journal of Medicine investigou quase 500 pessoas por mais de 20 anos, observando o que elas realmente fazem em suas vidas e qual a relação entre essas escolhas e a saúde do cérebro.

Foi descoberto que pessoas que participaram de atividades estimulantes mentais, como jogos interativos e dança, quatro vezes por semana, tinham 65% a 75% mais probabilidade de permanecer afiadas do que as que não participaram dessas atividades.

 

Dicas para um cérebro saudável

Há muitas coisas da vida cotidiana que são boas para o cérebro. Especialistas indicam alguns pilares que podem ser essenciais para um cérebro saudável: exercício físico e mental, boa nutrição e gestão do estresse. Alguns deles também indicam a espiritualidade. Conheça abaixo alguns exercícios e dicas de brain fitness.

 

1. Socialize e converse com outras pessoas

brain fitness

Conversas com outras pessoas são essenciais para manter o cérebro ativo e estimulado. Foto: iStock, Getty Images

Nada mantém o cérebro mais em forma do que estimular conversas e discussões sobre assuntos do dia. É desnecessário entrar em debates pesados, apenas bate-papos amigáveis ​​com um pouco de brincadeiras já bastam.

 

2. Desafiar-se mentalmente com atividades estimulantes

brain fitness

Jogos de palavras cruzadas podem ajudar a desafiar e exercitar o cérebro no dia a dia. Foto: iStock, Getty Images

Quebra-cabeças ou jogos de palavras cruzadas são uma ótima maneira de manter sua mente afiada.

 

3. Rir

brain fitness

Estudos indicam que a risada é uma excelente maneira de manter o cérebro em atividade. Foto: iStock, Gety Images

O riso é um elixir para muitas doenças, e estudos mostram que ele afeta positivamente três elementos do cérebro. A parte cognitiva encontra um significado para entender a piada, a parte física que “diz” à boca para sorrir e rir, e a parte emocional que ajuda a fornecer a sensação de experimentar algo engraçado.

 

4. Estimule os sentidos

brain fitness

Atividades que envolvam os sentidos são ótimas opções para estimular o trabalho do cérebro. Foto: iStock, Getty Images

Os sentidos desempenham um papel importante para ajudar o cérebro a interpretar e armazenar memórias vívidas. Encontre situações em que você possa usar um ou mais sentidos.

 

5. Mude sua rotina

brain fitness

Para estimular a atividade cerebral, mudar o caminho no dia a dia é uma ótima opção. Foto: iStock, Getty Images

A rotina regular é muitas vezes reconfortante, mas também pode levar ao tédio e à monotonia. Misture sua programação diária. Tente andar para trás por um tempo – ou simplesmente caminhe em uma direção diferente do que o habitual.

 

6. Ler, ler, ler

brain fitness

Leitura é uma das melhores ferramentas para manter o cérebro em constante atividade. Foto: iStock, Getty Images

Uma das chaves para a aptidão do cérebro é mantê-lo ativo. E a leitura é uma grande ferramenta para isso.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!