Moda

Rockabilly: confira como se vestir nesse estilo retrô

Por Redação Doutíssima 13/04/2015

Nos anos 50, música e moda se misturaram na criação de um novo estilo: o rockabilly. O termo surgiu através da união das palavras rock e hillbily, que era como as pessoas se referiam à música country na época.

Mesclando moda e um estilo musical inédito, o rockabilly também foi um dos primeiros subgêneros do rock’n’roll. As celebridades do mundo da música foram as primeiras a aderirem:  Elvis Presley, Johnny Cash e Wanda Jackson são referências no estilo.

Apesar de antigo, o modo rockabilly de se vestir jamais saiu da moda. Seja nos filmes, no look das celebridades ou nos bairros underground de metrópoles do mundo inteiro, o estilo continua em alta.

 

rockabilly

Rockabilly é a moda das saias rodadas e dos topetes. Foto: Shutterstock

Saiba como ficar no estilo rockabilly

Roupas

Os homens que quiserem aderir à moda precisam ter pelo menos quatro itens indispensáveis no armário: jaqueta de couro, suspensório, camisa branca e calça jeans. Já as mulheres devem apostar nas saias rodadas, calças de cintura alta e vestidos que marquem bem a cintura.

A dica para quem quer adaptar o estilo ao dia a dia é usar calças e shorts com cinturas um pouco mais altas e bem marcadas, camisas amarradas perto do umbigo e tops. Todo mundo pode apostar no rockabilly, basta não exagerar e usar o bom senso estético.

rockabilly

O estilo rockabilly é caracterizado pelas saias rodadas. Foto: Shutterstock

Cabelo

Muito volume e topete alto. Essa é a regra no rockabilly. Os homens que quiserem investir pesado no look devem apostar no topete bem alto e com muita brilhantina, no melhor estilo Elvis Presley.

Já as mulheres também podem usar o cabelo com volume e topetinho ou até mesmo apostar em franjas curtas. De preferência, investir nos cabelos cacheados, nos rabos de cavalo bem altos e nos lenços ou bandanas para incrementar o visual.

rockabilly

No cabelo, o topete é protagonista. Foto: Shutterstock

Maquiagem

Especialmente para as mulheres, os itens indispensáveis para um make rockabilly são o batom vermelho e o delineador. A maquiagem deve ser bem marcada. O ideal é investir, também, nas sobrancelhas, que devem ser bem desenhadas.

O delineador serve para fazer o famoso “olho de gatinho”, bem atenuado no canto dos olhos. O batom vermelho pode ser aplicado com vigor, para deixar a boca chamativa.

 

 

rockabilly

Olho de gatinho e batom vermelho devem aparecer no make. Foto: Shuttestock

Celebridades adeptas do rockabilly

O rockabilly é um estilo muito desfilado nas ruas de Hollywood. Isso porque várias celebridades são adeptas desse modo vintage de se vestir.

A cantora Rihanna, por exemplo, é uma forte representante do gênero. Ela adora investir  no penteado com topete, nos lenços amarrados na cabeça e no batom vermelho, compondo looks superestilosos.

 

rockabilly

Rihanna aposta no topete, marca registrada do rockabilly. Foto: Shutterstock

 

Katy Perry segue o mesmo viés na hora de se vestir. A cantora ama um topete, um vestidinho rodado com estampas divertidas e camisas amarradas acima do umbigo.

 

rockabilly

Katy Perry é adepta do estilo pin-up. Foto: Shutterstock

Há, ainda, outras celebs que poderiam ser citadas como referências do rockabilly. A saudosa Amy Winehouse, por exemplo, jamais saía de casa sem estar com o cabelo volumoso ou delineador de gatinho nos olhos. Quem quiser aderir à moda, pode se inspirar nos looks dela.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!