Sabe aquela sensação desconfortável que dá ao perceber a flacidez muscular? Infelizmente, isso é mais comum do que gostaríamos. Ela é resultado comum do sedentarismo, do chamado efeito sanfona e também tem origem em outros fatores, como a idade.
Trata-se da diminuição dos índices de massa magra no corpo, ou seja, os músculos, que é uma ocorrência natural do passar dos anos. Porém, uma boa dieta e exercícios físicos podem atuar trabalhando contra o tempo e fortalecendo o tônus muscular.
Contra a flacidez muscular, mexa-se!
É fato que a nossa musculatura vai diminuindo aos poucos com o avanço da idade. Porém, com fatores como sedentarismo, má alimentação, além de predisposição genética, fumo, gravidez, obesidade e distúrbios hormonais, isso pode ocorrer de forma precoce. Portanto, é preciso evitar estes fatores que causam a flacidez muscular.
Neste contexto, os exercícios físicos, principalmente os anaeróbicos, que trabalham especificamente para melhorar os índices de massa magra muscular, são uma forma eficaz de evitar que o corpo fique com uma aparência flácida. Além disso, eles devem ser aliados a uma boa alimentação.
Exercícios para flacidez muscular
Aprenda quais exercícios podem ser aliados no combate à flacidez muscular:
1. Musculação
A musculação é a melhor forma de exercício para combater a flacidez muscular. Isso porque pode ser feita por pessoas de qualquer idade, e com qualquer condicionamento físico, desde que acompanhadas por um profissional.
Cada exercício vai trabalhar especificamente cada grupo muscular, aumentando o seu tônus. Assim, é possível ter o corpo que você sempre quis, apenas utilizando os aparelhos certos e praticando a modalidade regularmente.
2. Pilates
O método Pilates envolve movimentos suaves e tem como objetivo o fortalecimento e o alongamento dos músculos. Há um forte foco sobre os músculos posturais, incluindo músculos abdominais, que são essenciais para sustentar o corpo.
É um tipo de exercício muito versátil e que atua melhorando a capacidade corporal de diversas formas, sendo indicado para pessoas de qualquer idade.
Outros benefícios são que o incentivo à estabilidade do corpo, a melhora da postura, o fortalecimento dos músculos e o alívio do estresse mental. Os exercícios são seguros durante a gravidez.
3. Ginástica funcional
Este tipo de exercício vem ganhando força nas academias. O treinamento funcional trabalha os músculos do corpo por meio da integração em vários planos de movimento. Em essência, é exercício que imita a forma como você se move diariamente. Com isso, fortalece os músculos, principalmente aqueles que você precisa para a sua sustentação e para realizar as suas tarefas diárias.
Ao contrário dos aparelhos de musculação tradicionais, que trabalham os músculos de forma isolada, a ginástica funcional trabalha alguns grupos musculares em conjunto, melhorando o movimento daquela região do corpo e, como consequência, aumentando o tônus muscular. Este tipo de exercício é ideal para qualquer pessoa, já que é totalmente adaptável a qualquer condição física.
4. Ginástica localizada
Assim como na musculação, a ginástica localizada é uma ótima forma de combater a flacidez muscular, já que atua trabalhando a musculatura de uma forma isolada. Se você sofre com a flacidez nos braços, por exemplo, pode explorar exercícios que atuam trabalhando diretamente os músculos que sustentam o braço.
Além disso, a ginástica localizada pode ser feita em casa, sem a necessidade de aparelhos. Mas é claro que é importante conhecer a sua condição de saúde antes de iniciar qualquer tipo de atividade física.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!