O sucesso de uma maquiagem bem feita está diretamente ligado ao cuidado que se tem com a pele. Ela precisa estar preparada adequadamente para que o resultado seja satisfatório. Existem alguns truques de maquiagem que ajudam a revelar a beleza escondida. Mas, antes disso, é preciso entender que eles pouco adiantarão se a pele não estiver em dia.
Alguns cuidados são essenciais antes de partir para os truques de maquiagem. É o que ensina o visagista, cabeleireiro e consultor pedagógico do Instituto Embelleze, Alisson Lima. “Para que a pele esteja ‘boa’, precisamos ter cuidados diários, como lavar e hidratar, de preferência com hidratantes que já contêm em sua fórmula filtro solar”, explica.
A base ajuda, segundo o especialista, mas não resolve se houver manchas em uma extensão muito grande ou comedões (cravos) inflamados. Por isso, o cuidado diário é a melhor solução pra evitar muitos problemas.
Truques de maquiagem respeitam limites
Quando o assunto é truques de maquiagem, de acordo com o tipo de pele, o consultor avisa que cada tipo apresenta vantagens e desvantagens. Segundo Lima, a pele normal é a mais fácil de ser tratada, pois não exige cuidados muito específicos, a não ser um bom sabonete líquido e um confiável hidratante.
Já as demais, ressalta, necessitam de produtos próprios. A pele seca, por exemplo, requer hidratante com maior quantidade de nutrientes.
“Sobre a pele oleosa, todo mundo acha que é necessário usar sabonetes mais abrasivos, ou seja, que limpem melhor. Isso é mito, pois, quanto mais você agride a pele com adstringentes, retirando em excesso a oleosidade, mais essa pele entende que necessita produzir oleosidade”, conta.
Isso tudo é muito prejudicial, de acordo com o visagista, no caso de pele mista. O mais indicado, antes de usar produtos de beleza, é procurar a orientação de um médico dermatologista.
Para aprender a reconhecer seu tipo de pele, Lima dá algumas orientações. Fique atenta às características dela. A normal tem viscosidade, é luminosa e possui boa elasticidade. A seca é mais descamativa, esbranquiçada e sem brilho. Na mista, a região do centro da testa, nariz e queixo é mais ressecada e o restante do rosto com excesso de brilho.
Aplicando os truques de maquiagem
“Cada rosto é único e a harmonização do rosto é o que importa. Devemos sempre lembrar disso”, indica Lima. Porém, a correção mais comum é a do nariz, seguido de olhos e, por último, boca.
Um dos truques de maquiagem mais funcionais para o nariz, explica o consultor, é escurecer as laterais com um base de dois tons mais escuros e, no centro, clarear com uma base dois tons mais claros.
Sobre as inúmeras técnicas para embelezar o rosto, Lima destaca a que disfarça a testa. “O ideal é que, no contorno do crescimento do cabelo, seja aplicada base mais escura e esfume, fazendo um degradê, escuro próximo ao cabelo e mais claro na região central da testa”, diz.
Outra dica em destaque entre os truques de maquiagem de Lima é para quem tem a boca pequena e não gosta de usar cores fortes.
Valorizar o olhar, usando cores fortes com delineador preto e muita máscara de cílios ou cores vibrantes, com cílios postiços, ajuda a retirar o foco da boca. “Para valorizar a boca, é indispensável o uso do lápis e batom com cores mais fortes e vibrantes”, conclui.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!