Guia da Corrida

Color Run: evento promove a felicidade e a saúde

Por Redação Doutíssima 08/05/2015

Se você tem o sonho de participar de uma corrida, a Color Run pode ser uma ótima opção. Nela, o que menos importa é o tempo e a resistência. No Brasil, os próximos eventos ocorrem em Florianópolis (SC) e Brasília (DF), nos dias 10 e 24 de maio, respectivamente.

Trata-se de um evento, uma verdadeira festa, que começou em janeiro de 2012 nos Estados Unidos. Desde então, espalhou-se ao redor do mundo e, atualmente, são realizados eventos em diversos locais do planeta.

color run

Evento de corrida promove saúde e felicidade ao colorir as pessoas no trajeto. Foto: iStock, Getty Images

O que é a Color Run?

Também conhecida como os “5km mais felizes do Planeta”, a Color Run é uma iniciativa que se sustenta em cinco pilares: saúde, felicidade, individualidade e caridade. Se você quiser participar, não precisará se preocupar com o tempo ou a resistência para cumprir o trajeto estipulado pela organização.

 

Segundo os organizadores do evento, essa corrida promove a saúde porque, sendo uma iniciativa em que a competição é pouco importante, aproximadamente 60% das pessoas que decidem aderir a ela estão correndo pela primeira vez na vida.

 

A felicidade e a alegria estão garantidas porque esse é o verdadeiro objetivo do evento. Para você ter uma ideia do funcionamento, na largada, as pessoas vão todas vestidas de branco, e a cada quilômetro percorrido, elas são coloridas com tinta de alguma cor – por isso o nome Color Run.

 

Por outro lado, como o evento é destinado a todas as pessoas e não depende do preparo físico de cada um, celebra a individualidade, ou seja, a possibilidade de que cada um cumpra o trajeto no seu ritmo, sem se sentir menor ou menos capacitado por não estar nas “primeiras posições”.

 

Como participar da Color Run?

No Brasil os próximos eventos da Color Run acontecem em 10 de maio, na cidade de Florianópolis, e em 24 de maio, na cidade de Brasília.

 

As inscrições são individuais ou em grupo. Para as inscrições em grupo, é preciso de no mínimo quatro participantes, e o grupo deve definir um nome.

No dia da corrida, embora possam terminar a prova separadamente, o grupo deve correr junto e ajudar uns aos outros a se colorirem ao longo do trajeto.

 

Para se cadastrar e participar do evento, é preciso acessar o site da organização. No valor da inscrição, está incluído um kit para o evento e também um seguro de acidentes pessoais.

 

Alguma recomendação especial?

Mesmo que você possa percorrer o trajeto no seu próprio ritmo, antes de participar da Color Run, é interessante consultar seu médico caso tenha algum problema de saúde em especial.

A importância de procurar um médico é justificada por um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia Traumatologia (SBOT), que constatou que de 7.731 corredores amadores, 71.2% já haviam sentido dores por conta da corrida e 53,1% já tiveram lesões.

 

É preciso observar ainda que a camiseta deve ser branca na sua maioria – os outros itens podem ser coloridos. As tintas utilizadas pela organização são removidas facilmente após uma lavagem, embora essa deva ser feita logo após o evento.

 

Embora a tinta não seja tóxica e 100% segura, é importante evitar o contato da substância com os olhos, já que pode ser irritante.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


Sites parceiros