O friozinho está chegando e nada combina mais com o inverno do que uma deliciosa receita de capuccino. A bebida é ideal para a refeição da manhã, pois o café proporciona toda a energia necessária para começar o dia. Isso sem mencionar que o capuccino é delicioso.
O termo “cappuccino” é de origem italiana. Estima-se que a bebida, preparada com café expresso, leite e especiarias, surgiu no século século XVI. A receita de capuccino foi criada pelo monge italiano Marco D’Viano, que deu origem ao termo “capuccino”: uma referência à cor do capuz dos frades capuchinhos, semelhante à coloração da bebida.
Diferentes versões da receita de capuccino
Originalmente, o capuccino não era preparado com tantos ingredientes. A receita consistia basicamente na mistura de três partes iguais de café expresso, leite e leite vaporizado. O que fazia toda a diferença era a consistência da bebida.
Atualmente, a qualidade do café, a textura e temperatura do leite ainda fazem toda a diferença na composição de um capuccino delicioso. Mas agora há outras especiarias que complementam a receita de capuccino: chocolate, canela e chantilly deixam a mistura ainda mais saborosa.
A vaporização do leite também faz a diferença na cremosidade da bebida. Em uma vaporização perfeita, o leite deve ficar com uma espuma aveludada e brilhante. A técnica de “latte art”, mais comum nas cafeterias, consiste em criar desenhos no leite vaporizado, dando um toque artístico à bebida.
Aprenda a receita de capuccino para fazer em casa
Segundo informações da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o consumo de café nos lares brasileiros tem aumentado, bem como a variedade que as pessoas têm preparado. Se antigamente o café filtrado reinava, a Abic afirma que, agora, o capuccino tem lugar garantido na cozinha.
Ninguém resiste a um delicioso e aromático capuccino. Incluir a bebida no cardápio é uma boa opção, pois o café fornece energia instantânea. Além disso, proporciona nutrientes como fósforo e magnésio para o corpo.
No caso do capuccino, é preciso ter cuidado para não sobrecarregar no chocolate, no chantilly e no açúcar. Afinal, eles representam uma bomba calórica e ninguém quer consumir calorias em excesso já no café da manhã.
Fazer capuccino em casa é simples, mesmo para quem não possui cafeteira. Confira, abaixo, duas opções de receitas:
1. Receita de capuccino com cacau
Ingredientes:
– 4 colheres de sopa de cacau em pó
– 1 colher de sopa de bicarbonato em pó
– 400g de leite em pó
– 100g de café solúvel
– Canela em pó (opcional)
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes e bata no liquidificador ou processador até que a consistência fique homogênea. Reserve a mistura para, na hora de servir, colocar ⅓ por xícara, completando com água bem quente. Antes de consumir, é possível acrescentar açúcar e canela em pó a gosto.
2. Receita de capuccino achocolatado
Ingredientes:
– 100 g de café solúvel
– 4 colheres de sopa de chocolate em pó
– 1 lata de leite em pó
– 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
– Canela da china em pó (opcional)
Modo de preparo:
Inicialmente, bata o café solúvel no liquidificador até que ele fique com uma consistência de pó. Depois, peneire todos os demais ingredientes, colocando-os em uma vasilha. Em seguida, junte a mistura com o café.
Na hora de servir, coloque três colheres da mistura de capuccino e complete o resto da xícara com água quente. Prontinho.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!