Zen

No Dia do Massagista, conheça bons motivos para aliviar a tensão

Por Redação Doutíssima 25/05/2015

O estresse do dia a dia, agravado pela intensidade que colocamos no cumprimento de agendas, cobra um preço no nosso corpo. Músculos tensos e dores, infelizmente, fazem parte da rotina de muitas pessoas. É nesse momento que vêm à mente a lembrança do massagista e do que esse profissional pode fazer pelo nosso bem-estar.

A profissão foi regulamentada no Brasil em 1961, enfrentou períodos difíceis, nos quais esteve associada à prostituição, e hoje ganha destaca como forma de terapia para combater mazelas que se acentuam e se agravam. Assim, cada vez mais especializado, a figura do massagista faz uso de técnicas que vão além de um simples toque relaxante.

 

O Dia do Massagista é comemorado no Brasil em 25 de maio. Esse profissional pode atuar desde em clínicas de estética e até em clubes esportivos. Sua atuação segue o disposto no Decreto Lei nº 3.968, de 5 de outubro de 1961.

massagista

Importância do massagista para a nossa saúde é reconhecida em data comemorativa. Foto: iStock, Getty Images

Quando procurar um massagista

Relaxar ou se livrar de uma dor muscular são dois bons motivos para procurar um massagista. Uma boa massagem pode ser essencial para livrar o corpo do ácido láctico, uma das causas prováveis para a dor. Além disso, em muitos casos, junto com o alongamento, devolve a flexibilidade aos músculos.

 

Também existem técnicas de massagem para melhorar a respiração, o sistema imunológico e o sistema digestivo. Outras estimulam a circulação, diminuem o estresse e enfrentam até mesmo as lesões causadas por esforço repetitivo.

 

Mas atenção: você não deve fazer massagem após fratura recente, traumas na coluna vertebral, tumores, gripe ou infecção. A prática também não é aconselhada em casos de hemofilia, varizes, trombose, osteoporose, hérnia de disco e gravidez.

 

11 técnicas praticadas pelo massagista

Veja a seguir alguns tipos de massagem que proporcionam o relaxamento dos músculos e aliviam a tensão.

 

 

Acupressura

Essa é uma massagem feita com pressões. Segue o mapa de acupuntura, mas sem o uso das agulhas.

 

Ayurvédica

Essa é uma massagem indiana, que engloba tratamentos mentais, psicológicos e físicos. Normalmente, é feita no chão com uso de um tatame.

 

Do-In

Trata-se de uma massagem japonesa que utiliza os pontos do meridiano para proporcionar o equilíbrio energético do corpo.

 

Relaxante

Essa é a tradicional massagem que reduz o estresse causado pela correria do dia a dia. Ela proporciona o relaxamento total do corpo.

 

Tailandesa

Essa massagem se caracteriza pelo uso de alongamentos em exercícios derivados da yoga.

 

Trigger Points

Também chamada de pontos de gatilho, é uma massagem que alivia pontos doloridos, que podem resultar em dores inconvenientes em todas as partes do corpo.

 

Reiki

Massagem energética, que equilibra as energias do corpo sem o uso de toques.

 

Neuromuscular

Essa massagem utiliza a pressão nos pontos musculares e é efetiva no alívio da dor.

 

Quick Massage

Dura 15 a 20 minutos e é feita na cadeira, sem óleos e diretamente sobre a roupa.

 

Shiatsu

Essa é uma técnica milenar que usa os dedos e a palma das mãos para fazer pressão sobre a pele, no mesmo mapa de pontos da acupuntura. Proporciona relaxamento, energização, liberação dos pontos de tensão muscular e melhora da função dos órgãos internos.

 

Reflexologia

Sistema de estimulação dos pés pela pressão, fricções e massagens. A técnica acredita no princípio de que todos os órgãos, sistemas, músculos e glândulas estão ligados aos pés.

 

Agora é só escolher a técnica que mais lhe agrada, procurar o seu massagista e aliviar as tensões.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!