Quando a hora de dar boas-vindas ao bebê está próxima, papais e mamães começam a se perguntar: o que levar para a maternidade? Os itens de vestuário e higiene vão garantir bem-estar e tranquilidade no hospital. Por isso, se você já estiver no sétimo mês de gestação, é hora de arrumar a malinha.
Segundo o blog Sou mãe, deixar tudo pronto algum tempo antes de ir para a maternidade é a melhor alternativa, pois evita estresse nos minutos finais. Assim, sua concentração poderá estar imersa no parto.
Entenda o que levar para a maternidade
Mas, afinal, o que levar para a maternidade? Como algumas mulheres permanecem mais tempo na maternidade do que outras, o volume de itens a serem levados na mala varia. É preciso ponderar também que podem haver imprevistos. Por isso, confira abaixo a recomendação geral dos especialistas:
1. Mala da mãe
Escolha duas ou três camisolas com abertura na frente, para facilitar a amamentação. É importante levar mais de uma peça, pois elas podem acabar sujando por conta de algum sangramento pós-parto.
Tanto no parto normal como na cesárea, é comum que ocorram sangramentos nos dias seguintes. Por isso, leve uma caixa de absorventes noturnos para evitar qualquer desconforto.
Leve cerca de seis calcinhas grandes. Lembre-se de que você deverá usar absorventes noturnos, portanto as calcinhas devem ser adequadas ao tamanho deles.
Para poder se locomover no hospital, lembre-se de colocar na mala, chinelinhos confortáveis e meias, para manter o corpo aquecido.
Opte por um sutiã ideal para a amamentação, para garantir conforto e tranquilidade no hospital. As conchas para seios também devem ser incluídas na mala.
A maternidade pode oferecer itens de higiene pessoal, mas sempre é bom ter os produtos com os quais você já está acostumada. Por isso, lembre-se da escova de dentes, shampoo, condicionador e sabonete. E não se esqueça de levar uma roupa linda e confortável para sair de alto-astral do hospital.
2. Mala do bebê
O que levar para a maternidade na malinha do bebê? Lembre-se que os recém-nascidos necessitam de muitos cuidados e devem ser mantidos em uma temperatura mais quente.
O ideal é levar para a maternidade seis macacões tamanho RN, seis bodies ou camisas tipo pagão, seis calças com pé, seis pares de meia, uma manta de algodão, dois xales de linha ou lã e dois casaquinhos de lã. Se estiver na dúvida sobre a roupinha ideal, peça ajuda às enfermeiras.
As fraldas de tecido também são ideais para apoiar no ombro, ao colocar o bebê para arrotar após a amamentação. E as fraldas descartáveis costumam ser cedidas pelas maternidades, mas não deixe de levar, pelo menos, um pacote de fraldas tamanho RN. Além disso, leve cerca de seis paninhos, pois eles facilitam a higiene do bebê.
Visitas: saibam o que levar para a maternidade
Quando o bebê chega ao mundo, todos querem conhecê-lo. Mas as visitas também precisam tomar alguns cuidados sobre o que levar para a maternidade. É preciso permanecer atento, especialmente, em relação aos cheiros.
Tome muito cuidado ao escolher flores para levar à mamãe, pois o cheiro pode causar alergias. Além disso, não utilize perfumes e, muito menos, entre na maternidade após fumar cigarros.
Se estiver na dúvida sobre o que levar para a maternidade, lembre-se que a melhor alternativa é esperar para visitar o bebê em casa, após a alta. Assim, qualquer incômodo pode ser evitado.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!