Esporte

Krav maga: prática de defesa pessoal vira moda entre famosos

Por Redação Doutíssima 12/06/2015

Recentemente, a atriz Bruna Marquezine precisou fazer aulas de krav maga para atuar na novela “I love Paraisópolis”. Mas ela não foi a única, uma vez que outras estrelas do cinema norte-americano utilizam ou já utilizaram essa técnica de luta para perda de peso e segurança pessoal.

 

O krav maga, que em hebraico significa “o combate de contato”, é um estilo de luta originalmente usado pelo exército israelense, e combina técnicas de diferentes estilos de artes marciais e boxe.

krav maga

Estilo de luta proporciona aprendizado de autodefesa para situações do dia a dia. Foto: iStock, Getty Images

 

O que é o krav maga?

É uma técnica de autodefesa criada com base nas habilidades da luta de rua pelo húngaro-israelense Imi Lichtenfeld. Ele a usou para defender o bairro judeu onde vivia contra grupos fascistas na década de 1930.

Mais tarde, já na década de 1940, ele mudou-se para Israel e começou a oferecer aulas de treinamento de combate – mais tarde, a turma formada tornou-se o grupo de Forças de Defesa de Israel.

 

O princípio básico do krav maga é infligir o máximo dano ao oponente, finalizando a luta o mais rápido possível.

São usados contra-ataques brutais – joelhos, cotovelos etc – como a ferramenta mais eficaz para atingir a área mais fraca do seu adversário – pescoço, garganta, olhos, joelhos, costelas, virilha etc. Por essa razão, ela não é uma arte marcial comum, como o jiu-jitsu ou muay thai.

 

Quando estrelas do cinema norte-americano começaram a se dedicar ao aprendizado dessa luta, a técnica ganhou um impulso de popularidade. Ashton Kutcher é um desses astros, assim como Daniel Craig, Tom Cruise e Leonardo DiCaprio.

 

Por que fazer uma aula de krav maga?

Esse estilo de luta oferece vários benefícios para o corpo. Veja algumas razões pelas quais você deve considerar buscar uma aula agora mesmo.

 

1. Técnicas de autodefesa

Não pense que irá apenas aprender sobre uma luta. A modalidade envolve as técnicas de várias artes marciais e as táticas de luta de rua. Além disso, ela enfatiza cenários da vida real, e prepara os alunos para responderem, da forma mais eficaz possível, ao estresse real e surpresa de um ataque.

 

2. Ótimo exercício

Assim como o boxe, o muay thai e outras artes marciais, o krav maga foi adaptado para programas de força e condicionamento. Muitas academias e estúdios já oferecem programas dessa modalidade, combinando socos, pontapés e cotoveladas com métodos como o crossfit e as aulas de cardio.

 

Esse tipo de exercício, por si só, não irá prepará-lo para o combate. Trata-se, porém, de uma atividade de alta intensidade para pessoas em qualquer nível de aptidão. É possível perder cerca de 800 calorias em apenas uma hora de aula.

 

3. Alivia o estresse

Da mesma forma que outras lutas, alguns movimentos podem ser extremamente relaxantes. Por isso, se você quiser aliviar a tensão de um dia de trabalho, busque uma aula dessa modalidade.

4. Ótima opção para mulheres

Um dos fundamentos dessa modalidade é que o tamanho não importa, mas sim a técnica. Por isso, essa é uma ótima opção de autodefesa para mulheres. O krav maga pode ser usado para se defender em situações corriqueiras do dia a dia nas ruas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!