Esporte > Fitness

Saiba o que levar em conta na hora de escolher uma chuteira

Por Redação Fortíssima 10/02/2016

Craque ou perna de pau, goleiro ou atacante, campo ou salão. Independentemente da sua qualidade com a bola nos pés, da sua posição nas quatro linhas ou do piso escolhido para jogar aquela pelada no final de semana, você precisa ter o calçado ideal para a prática desportiva. Afinal, o modelo de chuteira escolhido pode fazer toda a diferença no seu desempenho.

Tipos de chuteira: salão, campo e society

Ela pode ser de trava alta ou baixa, de metal ou de borracha e até sem trava alguma. Para escolher a sua chuteira ideal, um dos fatores que você deve levar em conta é a superfície na qual você costuma bater aquela bolinha. Salão, campo ou society? Veja qual modelo é o mais indicado para cada tipo de quadra.

Chuteira para futsal

A chuteira própria para o futsal é aquele modelo sem tavas e com o solado de borracha. Por se tratar de um superfície mais dura que a grama e também por possuir uma bola mais pesada, recomenda-se um calçado de mais resistência no futebol de salão.

Chuteira para futebol de campo.

Na hora de escolher a chuteira não deixe de levar em consideração o designer. Foto: iStock, Getty Images

A dica é procurar por tênis de material sintético, pois os modelos de couro tradicional são mais pesados e não permitem o seu pé respirar, causando bolhas e desconforto.  Outro ponto a se observar na escolha da sua chuteira é a aderência para evitar escorregões e lesões.

Chuteira para futebol de campo

Outro modelo disponível no mercado é a chuteira própria para o futebol de campo. Ao contrário do tênis para futsal, a escolha do calçado usado para se jogar na grama natural depende de alguns fatores adicionais, em especial dois: estado do gramado e condições climáticas.

Por exemplo, em gramados mais altos é recomendado o uso de travas maiores, para melhorar sua estabilidade.  Em gramas mais ralas, conhecida pelos boleiros como tapete, uma trava média ou até baixa é suficiente.

Já quando o assunto é campo seco ou molhado, é recomendado cuidar o material da trava também. Em gramados encharcados, com lama, as feitas de metal garantem mais segurança e estabilidade. Já o tempo bom e a grama seca pedem travas de borracha, para que você não perca em mobilidade e controle de bola.

Chuteira para futebol society

Por fim, o futebol society – praticado na grama sintética -, também exige alguns cuidados na hora da escolha do calçado ideal. Mesmo que alguns atletas de final de semana utilizem a chuteira de futsal para jogar nos terrenos de gramado não natural, essa escolha pode levar à lesões.

Os gramados sintéticos tem em sua composição fibras de borracha que tornam a sua superfície muito mais escorregadia que as quadras de salão. É aconselhado, portanto, optar por chuteiras com travas baixas e de borracha, para evitar escorregões.

Abuse do estilo

Além do tipo de superfície, o estilo pode ajudá-lo a encontrar a chuteira ideal. Hoje em dia, as marca estão abusando das cores e das personalizações. É possível criar um modelo igual ao do seu atleta preferido, com a inserção de letras, números e bandeiras na parte externa do calçado.

Para os amantes do estilo mais retrô, chuteiras mais discretas, especialmente na cor preta, também voltaram com força para as prateleiras das lojas de artigos esportivos. Agora é só escolher a sua.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!