Quer um ótimo motivo para comer saudável? A dieta mind é um plano alimentar que pode reduzir as chances de contrair a doença de Alzheimer, dizem cientistas. Ela é composta por 15 componentes alimentares: 10 que devem ser ingeridos e cinco que não são considerados saudáveis.
A doença de Alzheimer, causa mais comum de demência, provoca danos e mata as células cerebrais, resultando em deterioração constante de memória e raciocínio. Não é uma parte normal do envelhecimento, mas o risco de desenvolvê-la aumenta consideravelmente após 65 anos.
Dieta mind promove a boa saúde mental
De acordo com um estudo conduzido por pesquisadores da Rush University Medical Center, em Chicago, Estados Unidos, através da dieta mind é possível reduzir o risco de desenvolver Mal de Alzheimer em até 53%. Não é à toa que o nome do plano é dieta mind (mente em inglês).
A pesquisa, publicada na revista Alzheimer’s & Dementia, analisou mais de 900 pessoas entre 58 e 98 anos e constatou que os participantes que seguiam as recomendações da dieta mind tinham níveis de cognição cerebral equivalente ao de uma pessoa 7,5 anos mais jovem.
Mesmo aqueles que seguem razoavelmente o plano conseguem reduzir os riscos de aparecimento da doença em até um terço. O estudo ainda sugere que com a dieta é possível prevenir o aparecimento do Mal de Alzheimer até mesmo se você faz parte de algum grupo de risco – que incluem fatores genéticos, fumantes, sedentarismo, entre outros.
Como funciona a dieta mind
Este plano alimentar consiste em alguns alimentos que devem ser consumidos regularmente. Veja quais são os alimentos permitidos desse regime:
1. Vegetais de folhas verdes
É recomendada sua ingestão frequente – espinafre e brócolis, por exemplo. É preciso incluí-los, no mínimo, em duas refeições por semana. Porém, segundo a pesquisa, quando vocês os adiciona em seis ou mais refeições os benefícios para o cérebro são maiores.
2. Vegetais em geral
De acordo com o levantamento, é preciso comer uma salada e ao menos um vegetal todos os dias para reduzir o risco de Alzheimer.
3. Nozes
Os criadores da dieta recomendam comer nozes ao menos cinco vezes por semana.
4. Mirtilos e morangos
São as únicas frutas presentes na dieta. Os mirtilos são um dos alimentos mais poderosos quando o assunto é proteger o cérebro e os morangos também são benéficos para a função cognitiva. É preciso consumi-los ao menos duas vezes por semana.
5. Feijões
Possuem grande quantidade de fibras e proteína, e baixo teor de calorias e gordura. Os pesquisadores indicam consumi-los três vezes por semana.
6. Grãos integrais
De acordo com os especialistas, são necessárias três porções diárias para a devida proteção.
7. Peixe
Segundo a pesquisa, comer peixe uma vez por semana é o suficiente para proteger a função cerebral.
8. Frango
São recomendadas duas ou mais porções por semana.
9. Azeite de oliva
É o melhor dentre os óleos para cozinhar, segundo a dieta mind. Os pesquisadores descobriram que pessoas que usam azeite de oliva demonstram melhores níveis de função cognitiva cerebral.
10. Vinho
É recomendado o consumo de uma taça de vinho por dia.
Alimentos que devem ser evitados na dieta mind
1. Carne vermelha
Não é preciso abandoná-la de vez, mas sim limitar a ingestão a não mais do que quatro porções semanais.
2. Manteiga e margarina
Deve ser limitada a uma colher por dia. Prefira usar azeite de oliva.
3. Queijo
O seu consumo também deve ser limitado a apenas uma vez por semana se você pretende reduzir o risco de Alzheimer.
4. Doces e frituras
Tem efeito negativo na saúde cerebral. Indica-se um consumo limitado, que não exceda a cinco vezes por semana.
5. Fast-food
A dieta libera apenas uma vez por semana.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!