Moda

Aprenda a escolher corretamente o look para trabalhar

Por Redação Doutíssima 28/06/2015

O ambiente de trabalho exige um dress code formal. Por isso, são necessários alguns cuidados na hora de compor o look para trabalhar, levando em conta que a aparência é fundamental para assegurar uma boa impressão. As regras de etiqueta apontam: roupas usadas por homens e mulheres nas empresas podem passar uma imagem de credibilidade aos colegas e, claro, aos clientes.

Mas, afinal, como escolher o look para trabalhar adequado? De acordo com um levantamento feito pela rede LinkedIn, essa é uma preocupação recorrente, especialmente no universo feminino. Entre as mulheres participantes da pesquisa, 48% revelaram que pensam que serão julgadas pelo que vestem no ambiente de trabalho.

O mesmo estudo apontou, ainda, que 54,7% dos brasileiros afirmam se vestir mais formalmente quando sabem que terão reuniões importantes. E 11% dos entrevistados revelaram que investem tanto tempo se arrumando para o trabalho quanto para sair à noite. Ou seja: a escolha do visual para exercer determinados ofícios mexe com a cabeça das pessoas.

look para trabalhar

Blazer é uma peça bem curinga para o trabalho e que vale a pena ter no guarda-roupa. Foto: Shutterstock

 

Veja dicas de um look para trabalhar feminino

Antes de montar qualquer look para trabalhar, é necessário ponderar a cultura da empresa: se ela exige uma vestimenta rígida e conservadora, não se deve ignorar essa orientação. Mas, atualmente, há corporações que permitem produções mais arrojadas.

Porém, diante da liberdade de escolha, como montar o visual perfeito? Em seu portal, a consultora de etiqueta e estilo Gloria Kalil ressalta que a regra número um é fugir das peças com decotes, transparências e estampas berrantes. Em contraponto, eis algumas boas opções:

1. Blazer

O blazer é uma peça democrática, versátil e sóbria. Opte pelos bem acinturados, que garantem um toque feminino ao visual, mas sem torná-lo vulgar. Cores monocromáticas, como preto e branco, asseguram elegância à produção.

2. Calça de alfaiataria

Toda mulher deve ter uma calça de alfaiataria no armário. Ela representa uma peça mais sóbria, garantindo um ar de seriedade. Não fica vulgar, pois não marca a barriga, as nádegas ou o culote.

3. Saia ou vestido + acessórios

Vestidos pretos clássicos ou saias lápis nessa mesma cor, com comprimento perto do joelho, são aliados da boa imagem no trabalho. Esses itens trazem sofisticação e jamais ficam vulgares, especialmente se combinadas com acessórios discretos – como um relógio de pulso – e scarpin nos pés.

 

Cuidados no look para trabalhar masculino

No universo masculino, alguns cuidados também são indispensáveis no look para trabalhar. O bom-senso deve sempre prevalecer, lembrando que peças como bermudas ou calças desbotadas dificilmente causarão uma boa impressão no escritório. Confira, abaixo, alguns truques para não errar:

1. Calça + paletó

Não faz mal a nenhum homem ter um traje costume no guarda-roupa. Por isso, mesmo que a empresa não exija tanta formalidade nas roupas, sempre tenha a garantia de possuir uma calça social e um paletó para reuniões importantes ou para qualquer dia excepcional na firma.

2. Camisas polo ou social

As camisas polo ou sociais de manga longa são imprescindíveis para os homens que buscam um visual sério, elegante e formal para o trabalho. Invista nas peças em cores sóbrias, como preto e azul marinho. Combine com um jeans bem tradicional para não errar.

3. Sapatos impecáveis

Não esqueça: os detalhes fazem toda a diferença na produção. Evite sapatos formais, como oxford ou monk, se estiverem desgastados. Um sapato desbotado confere uma aparência desleixada. Por isso, lembre-se de manter os calçados sempre bem caprichados.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!