Zen

Temperatura amena favorece piquenique para relaxar

Por Redação Doutíssima 30/06/2015

Uma boa dica para inovar no programa do fim de semana é investir em um piquenique para relaxar. Aproveitar a proximidade das férias escolares e o sol ao ar livre é uma excelente alternativa para usufruir da companhia da família e renovar as energias. Mas, para organizar esse programa e garantir que ele seja especial, é necessário planejamento.

A boa notícia é que estruturar o piquenique não requer muito esforço. Pelo contrário: é uma atividade bem prática de se providenciar.

Além disso, o processo de preparação e organização dos alimentos a serem levados pode ser feito em conjunto. Uma boa dica é aproveitar a atmosfera zen e envolver os filhos na hora de planejar o dia especial: seja na escolha do local, dos itens necessários ou da decoração.

piquenique

Aproveite o clima agradável para fazer um piquenique com a família nas férias. Foto: iStock, Getty Images

 

Como organizar um piquenique?

O piquenique, apesar de ser uma atividade de fácil planejamento, necessita de antecedência na organização. Inicialmente, é indispensável pensar no dia: verifique a previsão do tempo para assegurar que o programa não será cancelado por conta de uma chuva. Além disso, a escolha do local também é imprescindível.

Seja no clube ou em uma praça pública, prefira locais que tenham sombra, caso o sol fique muito quente. Leve em consideração, também, se o ambiente não é repleto de insetos, que possam atrapalhar o momento. Lembre-se que o piquenique deve ser uma atividade bem prática, então escolha um lugar acessível.

Tome nota dos acessórios indispensáveis: uma bela cesta de palha entrelaçada para carregar os comes e bebes e uma toalha com estampa xadrez ajudam a formar aquele clássico cenário de um piquenique. Opte por uma toalha que não seja muito fina, para que haja uma superfície confortável na hora de sentar e organizar os lanches.

Se o ambiente permitir, leve opções de brincadeiras para as crianças: bolhas de sabão ou uma bola. Outra alternativa é preparar uma trilha sonora bem descontraída, se você tiver caixinhas de som que possam ser conectadas ao Ipod ou MP3. Assim, o dia certamente será especial.

Receitas de piquenique

As guloseimas do piquenique são imprescindíveis, mas para assegurar seu sucesso, alguns cuidados são necessários. Inicialmente, lembre-se que o cardápio não deve ser muito elaborado: a maioria dos alimentos devem ser consumidos com as mãos ou com talheres de plástico. Por isso, a simplicidade é fundamental.

Tenha um cuidado especial, também, em relação ao armazenamento. Evite utilizar maionese nos sanduíches, para evitar que estraguem com o calor. Os sucos e demais bebidas podem ser levados em uma bolsa térmica, para garantir que permanecerão refrigerados.

Se for levar algum alimento pronto, comprado em supermercado ou padaria, confira se está dentro do prazo de validade. Anote algumas boas alternativas saudáveis para levar no piquenique: frutas, nozes, cookies integrais e cenoura em tiras são opções.

O sanduíche, é claro, também não pode faltar. Confira, abaixo, uma receita bem leve para o piquenique:

Ingredientes:

-pão sírio

-2 folhas de alface

-2 rodelas de tomate

-1 fatia de presunto de peru light

-1 fatia de mussarela light

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes dentro do pão, na ordem em que preferir. Simples e fácil!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!