Clínica Geral

APLV: quais os tipos e como tratar a alergia ao leite de vaca

Por Redação Doutíssima 21/07/2015

A APLV é uma resposta exagerada do sistema imunológico contra determinadas proteínas do leite de vaca. Ela se desenvolve após a ingestão do leite de vaca e também do leite materno, quando a mãe toma o líquido ou ingere alimentos que contenham essa substância.

O sistema imunológico “ataca” as proteínas do leite causando uma inflamação que pode ser no trato digestório, respiratório ou na pele. “Isso pode acontecer em pessoas com predisposição genética a alergias, como filhos ou irmãos de asmáticos ou com dermatite atópica”, explica a pediatra Aline Friedrichs de Souza, que também atua na área de gastroenterologista pediátrica.

aplv

Crianças podem sofrer com resposta negativa do sistema imunológico à proteína do leite. Foto: Shutterstock

 

Tipos de APLV

Aline explica que existem três tipos de APLV: a não mediada por IgE (ou imunoglobulina E, o anticorpo responsável pela reação alérgica), que causa sintomas como sangue nas fezes, vômitos, dor abdominal e perda de peso. O segundo tipo é a mediada por IgE (imediata) que causa sintomas respiratórios e cutâneos e, por fim, a mista que pode ter as duas apresentações.

Na primeira situação, a grande complicação é a desnutrição acompanhada de anemia. Na segunda, as consequências são bem mais graves e a principal delas é a possibilidade de choque anafilático com edema de glote, ou seja, uma reação alérgica grave que pode levar à morte.

De acordo com a médica pediatra, a alergia não mediada por IgE tem cura, geralmente, no primeiro ano de vida. A mediada por IgE pode se estender por mais tempo, chegando até a adolescência. Para tratar a alergia, a única maneira, segundo a pediatra, é a exclusão da proteína do leite de vaca da dieta da criança ou da mãe que amamenta.

Cardápio para quem tem APLV

Quanto à necessidade de adaptações no cardápio para garantir uma vida saudável, Aline diz que a oferta de cálcio e proteínas deve ser avaliada por um profissional de nutrição (nutricionista ou nutrólogo) para verificar a necessidade de complemento.

“No mais, a dieta deve ser balanceada como o normal para a idade. Lembrando que isso vale tanto para a criança quanto para a mãe”, alerta a gastroenterologista.

Outro aspecto bem importante destacado por Aline é que existe uma diferença enorme entre intolerância à lactose e APLV. É muito comum que as duas sejam confundidas, ou há quem pense se tratar da mesma coisa apenas com nomes diferentes.

Mas não é bem asssim. “Na APLV os leites sem lactose ou baixo teor de lactose são contraindicados. Alimentos sem lactose podem conter proteína do leite de vaca”, salienta a médica.

Os traços de leite de vaca também são proibidos na dieta da APLV. Na dúvida se um alimento contém leite, o mais adequado é buscar informações junto ao fabricante. Cosméticos também podem conter leite, por isso é fundamental ler todos os rótulos atentamente.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!