Chiclete é aquele doce de mascar que as crianças adoram. Além disso, ele é extremamente prático para os adultos que querem um hálito mais fresco na correria do dia a dia. É verdade que a guloseima pode causar cáries e outros problemas, mas ela também tem seus benefícios.
A prova de que a goma de mascar faz parte do cotidiano dos brasileiros é que em 2011, o setor de balas e chicletes faturou R$10,2 bilhões. A estimativa foi documentada por uma pesquisa da Mintel.
Chiclete e a saúde bucal
A goma de mascar, popularmente chamada de chiclete, apresenta dois principais riscos para a saúde bucal de acordo com Fábio Nunes Roca, cirurgião-dentista e cirurgião traumatologista buco-maxilo-facial.
O primeiro problema refere-se às cáries, provocadas pelo consumo de gomas de mascar e alimentos com açúcar.
Já o ato de mascar provoca o aumento do tônus da musculatura envolvida na mastigação, favorecendo o aparecimento de Distúrbios Temporomandibulares e bruxismo, conforme Fábio.
Independente da faixa etária, os problemas aparecem de acordo com a frequência e o tempo de uso da goma de mascar. Quando questionado sobre qual a idade em que ela pode ser oferecida para crianças, o cirurgião dentista recomenda retardar ao máximo o contato dos pequenos com doces.
“A introdução muito precoce de doces pode fazer com que a criança recuse alimentos não adocicados e o consumo exagerado de balas e chicletes pode causar diversos problemas. Além dos bucais, como a cárie, pode ocasionar problemas sistêmicos, como obesidade e diabetes”, explica.
Fábio ainda diz que se a criança não tiver contato com açúcar, ela não vai sentir falta do ingrediente, por isso ele recomenda que não sejam adoçadas nem bebidas como sucos e chás.
Quanto ao uso da goma de mascar, ele acredita que seja importante que se tenha consciência de como usar e de que o produto não deve ser engolido.
Quando mascar chiclete é permitido
A goma de mascar oferece, sim, alguns riscos para a saúde bucal, mas ela não é 100% prejudicial. “Existem várias situações a serem consideradas e em algumas delas, o chiclete tem benefícios”, diz Fábio.
Pessoas com baixo fluxo salivar têm muita propensão às cáries e sofrem com desconforto bucal, segundo o especialista. Nesses casos, uma das indicações é a usar a goma de mascar para incentivar o fluxo de saliva na boca.
O especialista ainda cita que há pesquisas que relatam que a ação muscular usada para a goma de mascar ajuda a aliviar tensões e aumentar a concentração.
Mas se for mascar chiclete, a melhor opção sempre será o produto livre de açúcar. Fábio ainda comenta que existem marcas que contém selos de aprovação de entidades odontológicas que indicam que aquele produto específico está livre do doce.
Por último, o cirurgião-dentista menciona a importância de escovar os dentes e usar o fio dental para a higiene. Ambos são fundamentais para a saúde bucal.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!