Nada como um longo e acinturado sobretudo para manter o corpo aquecido e o visual estiloso em alta no inverno. Na estação mais gelada do ano, a peça está voltando com tudo e promete agitar as produções femininas.
Resultado das passarelas de grifes como Miu Miu, Moschino e Louis Vuitton, que decretaram: o trench coat (termo em inglês) é um dos casacos indispensáveis para a temporada.
Em tradução literal, trench coat significa “casaco de trincheira”. Daí, pode-se deduzir a origem militar do sobretudo.
A história da moda sugere que a tradicional capa com abas foi criada por Thomas Burberry em 1914, com o intuito de proteger os soldados britânicos da chuva, durante a I Guerra Mundial. Com o fim das batalhas, as mulheres também passaram a adotar a peça no vestuário.
Sobretudo, além de casaco, é vestido
Desde que surgiu, o sobretudo foi utilizado para garantir um ar de sensualidade e mistério ao visual de homens e mulheres. Basta observar como a peça é protagonista no look de personagens ícones da literatura e do cinema, como Sherlock Holmes ou Holly Golightly, interpretada por Audrey Hepburn no clássico “Bonequinha de Luxo”.
Além de ser atemporal, a peça é capaz de se reinventar com o passar dos anos, de forma que jamais se torne possível abrir mão dela. No inverno 2015, a maneira mais estilosa de usar o sobretudo é como “casaco-vestido”. Uma das responsáveis por disseminar a tendência é a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, que adora trajar o casaco fechado com meia-calça.
A questão é que, como o sobretudo já conta com um recorte mais longo, ele pode naturalmente se assemelhar a um vestido – basta usá-lo abotoado. Ao investir neste look, você estará valorizando sua silhueta, pois o casaco fica bem acinturado e afina as proporções.
Isso sem falar que é um visual prático de elaborar: basta jogar o trench com uma meia-calça, completando com um sapato de salto fino nos pés.
Cuidados ao usar sobretudo
Além de todas as vantagens já citadas em relação ao sobretudo, vale a pena acrescentar mais um tópico na lista: sua versatilidade. A peça fica bem em todas as ocasiões e há modelagens modernas – repletas de adornos como bolsos, cintos, aplicações e faixas – que podem agradar a todos os gostos.
A variedade também se apresenta em relação ao comprimento. Para não achatar a silhueta, as mulheres mais baixinhas devem optar por recortes acima do joelho. Já as mais altas têm a opção de variar nos comprimentos, dos mais curtos aos mais longos.
Também é interessante ponderar a ocasião: opte por trenchs mais neutros em espaços formais, deixando as cores e estampas chamativas para a noite. Um look clássico e infalível para o trabalho é combinar o sobretudo com calça de alfaiataria.
Já nos looks da noite, é possível ir além e ousar na produção: invista num sobretudo roxo com um short de couro e meia-calça para garantir um visual fashionista que não passará despercebido. Ou, então, combine um trench preto com uma calça colorida, para dar uma quebrada na sobriedade.
Luvas, cintos e lenços são acessórios ideais para completar a aparência com o casaco. As botas são opções infalíveis para usar como calçado. Por isso, neste inverno, não tenha medo de usar e abusar do sobretudo: ele é, de fato, a peça curinga fashion da estação.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!