Receitas

Sopa emagrece? Veja ingredientes que ajudam na perda de peso

Por Redação Doutíssima 31/07/2015

Com as temperaturas baixas, as pessoas optam por alimentos que aquecem o corpo. Caldos, sopas e outros líquidos quentes são ótimas opções para essa época do ano. Além disso, há a ideia de que sopa emagrece, mas será que isso é verdade? Quem quer manter ou perder peso pode apostar nesse alimento, mas precisa ter cuidado para não engordar a receita.

Sopa emagrece?

Viviane Scheifer, nutricionista da Clínica Faciall, ensina que é possível, sim, incluir na dieta uma receita para manter o peso. Nesse caso, a sopa ajuda a emagrecer sem deixar de lado as necessidades nutricionais do organismo.

sopa emagrece

A sopa é um alimento que garante saciedade e proporciona nutrientes para o corpo. Foto: iStock, Getty Images

No inverno, é comum que as pessoas tenham mais dificuldade de ingerir líquidos, como água, e comer vegetais e legumes. Por isso, a sopa emagrece e ainda traz fibras, minerais, nutrientes e tudo mais que você precisa para se manter saudável.

Sopa emagrece: veja como

A especialista diz que uma das principais dicas para quem busca se alimentar e perder ou manter o peso é evitar o consumo de carboidratos de alto índice glicêmico. “Não colocar no preparo macarrão, batata, mandioca ou mandioquinha”, ressalta.

Outro cuidado que deve ser tomado é com o tipo de proteína usado na receita. A sopa ajuda a emagrecer quando seus ingredientes são magros. Sendo assim, carnes muito gordurosas e carne de porco não são recomendadas.

A dica da nutricionista é combinar carnes magras, como peito de frango ou patinho bovino, com legumes, proteínas vegetais e condimentos termogênicos. Tudo isso garante que a sopa emagrece, promove saciedade e nutre o organismo com alimentos de vários grupos.

As proteínas vegetais precisam estar presentes. Aposte em lentilha, grão de bico, quinoa, amaranto e feijão branco. “A lentilha e o grão de bico são ricos em triptofano aminoácido precursor da serotonina, neurotransmissor do bem-estar”, esclarece.

Além disso, conforme a nutricionista, a escolha de alguma proteína vegetal é muito importante, já que ela é uma boa fonte de fibras, vitaminas e minerais. Viviane recomenda deixar a proteína escolhida de molho por oito horas. Isso ajuda a evitar flatulência e melhorar a absorção dos nutrientes.

Já os legumes e vegetais precisam ser escolhidos de maneira inteligente. Cenoura, chuchu, abobrinha e abóbora são ótimas opções. A nutricionista pede para não deixar de lado o alho, cebola, brócolis, couve-flor e couve de bruxelas. Eles são ricos em antioxidantes, que auxiliam no emagrecimento e combatem o envelhecimento.

A couve, o brócolis e a couve-flor precisam ser adicionados ao final do preparo, para que cozinhem pouco. Assim não perdem seu valor nutricional.

Também com poder antioxidante, os condimentos termogênicos temperam e potencializam os poderes do alimento, garantindo que a sopa emagrece. Pimentas, gengibre, cúrcuma e curry são as opções citadas por Viviane.

Por último, os efeitos emagrecedores de uma refeição completa como essa só podem ser notados quando o hábito saudável não é comprometido. Ou seja: a sopa emagrece contanto que não seja acompanhada de pão ou queijo.

Sobre a quantidade, Viviane é firme: apenas um prato no jantar, sem repetições. Ela ainda lembra que emagrecer é um esforço contínuo e que a alimentação deve ser saudável e cuidadosa ao longo de todo o dia.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!